Noemi Alfieri

Investigadora Integrada Doutorada  . Doutorada Contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

Grupo de Investigação

Informação, Leitura e Formas de Escrita

ORCID

0000-0002-0914-273X

Ciência ID

2611-ABAD-1C6A

Noemi Alfieri é Investigadora Júnior no CHAM - Centro de Humanidades (CEEC 2021) com o projeto: “Mapping anti-colonial networks through literature. Transnational connections of African thinkers in the reconfiguration of space and thought (1950s - 70s). Foi Visiting Fellow no ASCL - African Studies Centre (U.Leiden, 2024) e no Africa Multiple Cluster of Excellence (Academia de Estudos Africanos Avançados de Bayreuth, U. Bayreuth, 2022/23). Foi Bolseira de Investigação Pós-Doc do projeto AFROLAB da FCT-ID: Construir Literaturas Africanas. Instituições e Consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa 1960-2020, sediado no CLEPUL (FLUL, Universidade de Lisboa - março a setembro, 2022). Membro do Conselho Editorial da Práticas da História, Membro Associado do CREPAL - Centre de recherches sur les pays lusophones (Sorbonne Nouvelle Université, França); membro do grupo de investigação Áfricas (UERJ-UFRJ). Membro da COST Action 18126 - “Writing Urban Places” (EU). A sua investigação foca-se, atualmente, nos projectos editoriais africanos das décadas de 1950 a 1970. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a mobilidade de objectos, pessoas e ideias através das redes transnacionais estabelecidas em África, na Europa e na América Latina por escritores e intelectuais negritudinistas, pan-africanistas ou anti-coloniais nessas décadas, com especial atenção para a sub-representação da agência das mulheres nas narrativas históricas e académicas produzidas sobre e nesses ambientes culturais.

Tem Doutoramento em Estudos Portugueses (História do Livro e Crítica Textual) pela NOVA-FCSH com a dissertação: "(Re)construir a Identidade através do Conflito: Uma abordagem às literaturas africanas escritas em português (1961-74)". Esta dissertação foi financiada pela FCT-IP e recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Mário Soares-Fundação EDP (2021). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Espanhol e Português, 2013) pela Università degli Studi di Torino, Itália. É mestre em Línguas e Literaturas Modernas pela mesma universidade, com uma dissertação sobre literatura angolana (2015). É escritora e tradutora.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.