Informação, Leitura e Formas de Escrita

Este grupo de investigação tem como objetivo estudar as formas da escrita, nos seus diversos suportes e meios de registo, do manuscrito ao impresso , incluindo a problematização das transformações que os meios digitais têm vindo a introduzir, bem como as relações entre essas formas, os seus significados e os seus usos. O programa do grupo consiste no trabalho sobre objectos paleográficos, tipográficos e digitais, interrogando as suas características específicas, tanto do ponto de vista técnico, como estético, conceptual e funcional. Implica a identificação dos nexos entre formas, suportes, transformações e relações na escrita e na leitura e os seus agentes e mundividências.

Pormenor do mural de António Domingues (filho do escritor Mário Domingues), que figura na livraria-antiquário O Mundo dos Livros, na Trindade (Lisboa), feito em 1962 e com uma mensagem geral pró-leitura e anti-ditadura salazarista. Neste detalhe pode ver-se um grupo de estudantes universitários sentados numa mesa de café, vigiados na mesa detrás por agentes da polícia política e encimados por uma estrofe do poeta brasileiro Castro Alves. Reprodução e autorização de reprodução gentilmente cedidas pela actual livreira e proprietária, a sr.ª Catarina Pires, filha do fundador, João Rodrigues Pires.

Daniel Melo

João Costa