
Investigador Integrado Doutorado
Contacto
tomarques@fcsh.unl.ptGrupo de Investigação
Ambiente, Interacções e Globalização
ORCID
CIÊNCIA ID
Investigador Principal do CHAM – Centro de Humanidades. Concluiu o mestrado em Sociologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2002) e o doutoramento em História no Instituto Universitário Europeu (2007), com uma tese sobre criminologia e fascismo que examinou a relação entre controlo estatal e produção de conhecimento científico. Esta investigação, publicada como Crime and the Fascist State (Routledge, 2016).
Entre 2014 e 2025, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, liderou projetos que exemplificam abordagens interdisciplinares, nomeadamente da antropologia da saúde mental e dos estudos sociais das ciências, incluindo a análise da construção social da autoridade médica em Portugal (2014-2019, financiamento FCT). Como Investigador Principal FCT do projeto “Sofrimento Psíquico e Direitos Humanos”, coordenou uma equipa focada na co-produção de conhecimento entre atores científicos, decisores políticos e ativistas. Integrou ainda a equipa do projeto REMEMBER – “Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)”. Desde 2025, integra a equipa do projeto EcoGrief – “Ecografias do Luto: Avaliando a Perda Intangível e Angústia Climática no Portugal Rural”.
Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais em 2024 e 2025, é também fundador e coordenador do Mad in Portugal, plataforma dedicada à divulgação de perspetivas críticas sobre saúde mental e práticas psiquiátricas. É autor de numerosos artigos científicos publicados em revistas como Transcultural Psychiatry, History of Psychiatry, Análise Social e Archives de Sciences Sociales des Religions, entre outras.
Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.