Silvana Roque de Oliveira

4312-57DD-D955

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Silvana Roque de Oliveira é investigadora integrada do CHAM - Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e colaboradora do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (UC), além de formadora na BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação e Documentação).

Foi docente convidada em Ciência da Informação na UC em 2019-2020 e na UNL entre 2008- 2016. Trabalhou como investigadora em alguns projectos de Ciência da Informação sobre inventário arquivístico e descrição de recursos bibliográficos e em projectos de História sobre a presença portuguesa na Índia e em Timor-Leste, no Arquivo Histórico de Goa (Índia).

Trabalhou na equipa de gestão da ciência do CHAM (2008) e fez parte do conselho de redação do Bulletin of Japanese-Portuguese-Japanese Studies (2000-2003) e dos Anais de História de Além-Mar (2011-2014).

É doutorada em Ciência da Informação (UC, 2022), com uma tese sobre a Ciência da Informação em Portugal (1989-2016), numa perspectiva bibliométrica. Concluiu o Curso de Especialização em Análise de Dados e Visualização de Informação (UNL, 2022), o DEA em Documentação (Univ. Alcalá, 2010), o Mestrado em História e Arqueologia da Expansão Portuguesa (séculos XV-XVIII) (UNL, 2009), o Curso de Especialização em Ciências da Informação e Documentação (UNL, 2007) e a Licenciatura em História (NOVA, 1994).

As suas áreas de interesse são a Bibliometria e as Métricas Responsáveis, a Avaliação da Ciência, a História da Ciência da Informação, o Património Documental, a Ética da Informação e a Visualização da Informação.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.