Maria Adelina Amorim

Investigadora Integrada Doutorada   .   Bolseira de Pós-Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

Grupo de Investigação

Ambiente, Interacções e Globalização

ORCID

0000-0002-0689-1815

Ciência ID

7716-6F21-D978

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Nasceu em Coimbra. Doutorada e Mestre em História e Cultura do Brasil pela Universidade de Lisboa. Bolseira (FCT) de Pós-doutoramento (Amazónia Colonial - Estado do Grão-Pará e Maranhão): “Política Indigenista dos Franciscanos na Amazónia Colonial, Séc. XVII-XVIII: Discursos e Praxis da Missionação”. Docente universitária em “História do Brasil Colonial e Independente”. Pertence a várias instituições (inter)nacionais: Cátedra João Lúcio de Azevedo (I. Camões/UFPA), Sociedade de Geografia de Lisboa, Asociasión Hispânica de Estudios Franciscanos (Univ. Int. De Andalucia/Univ. De Jaez). Sócia fundadora e presidente da Associação de Cultura Lusófona (ACLUS-FLUL), onde co-dirigiu o Dicionário Temático da Lusofonia, 2015. Autora de “Os Franciscanos no Maranhão e Grão-Pará. Missão e Cultura na Primeira Metade de Seiscentos”, Univ. Católica Portuguesa, 2005; «Belém do Pará: 1616-2016», Rev Camões, n.8, Lisboa, I. Camões, MNE, 2016; Rubrica “Bestiário” na Rev. Atlântica, Inst. Cultura Europeia e Atlântica, entre outros. Organiza e participa de eventos e projectos nas áreas de História da Amazónia, Grão-Pará e Maranhão, Ordens Monástico-Conventuais e Missionação, Viagem, Artes do império Português, Lusofonia, Literaturas e Culturas lusófonas, Língua Portuguesa. Comissária Científica de Exposições e Mostras: 2017/2018: «Nos 200 Anos da Partida da Família Real para o Brasil», Museu Nac. dos Coches; 2016/2017: «Da Feliz Lusitânia à Felix Belém. 400 Anos da Fundação de Belém do Pará», BNP.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.