Patrícia Santos Hansen

Investigadora Integrada Doutorada . Doutorada Contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humana/Universidade Nova de Lisboa

patriciahansen@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Informação, Leitura e Formas de Escrita

ORCID

0000-0002-6915-7124

Ciência ID

FE1D-F032-531B

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Investigadora Principal (FCT CEEC) no Centro de Humanidades (CHAM), FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve o projeto Women intellectuals and cultural mediators in Portugal and Brazil. The case of Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921), com apoio da FCT (CEECIND/04226/2022). Possui graduação e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) com apoio da CAPES/FAPERJ (E-26/102.381/2010) e na Fundação Casa de Rui Barbosa com bolsa de pós-doutoramento sênior da FAPERJ (E-26/201.968/2015). Foi Marie Curie Fellow no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (DFRH/WIIA/66/2011) e investigadora visitante no ICS com (SFRH / BI /5213/ 2013). Em 2017 ganhou o prêmio Sergio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional do Brasil pela co-organização do livro Intelectuais mediadores. Práticas culturais e ação política. Tem interesse nas áreas: História Intelectual das Mulheres, Literatura Infantil, História do Livro e da Leitura, Intelectuais, Identidades e Mediações Culturais, Historiografia.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.