Colaboradora Doutorada . Investigadora . Fundação Oriente
Contacto
monicaestevesreis@fcsh.unl.ptGrupo de Investigação
Arte, História e PatrimónioÁreas de Investigação
História da arte
História da expansão portuguesa
História religiosa
ORCID
Ciência ID
Mónica Esteves Reis é doutorada em História e Património com pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Política e licenciatura em Património Cultural. Investigadora doutorada no CHAM, integrada no grupo de investigação Arte, História e Património e investigadora colaboradora no CHAIA-UE.
Realizou investigação científica na Índia e pesquisa qualitativa e quantitativa noutros países, como Moçambique e Brasil. Coautorou os livros “O Retábulo no Estado de Goa” (2016) e “O Retábulo na Província do Norte. Damão, Diu, Baçaim” (2019). É autora de vários artigos, destacando-se: “Índia pós-colonial. Questões em torno dos valores patrimoniais, identidade e preservação da talha nas igrejas indo-portuguesas” (2022), “Artistic and cultural values in the churches of Diu” (2017); “Os Teatinos em Goa, o Grão-Duque Cosimo III de Florença-Itália e Guarino Guarini” (2018).
Colabora como especialista em história da arte e gestão patrimonial em projectos internacionais financiados por instituições nacionais e internacionais de caracter interdisciplinar. Foi consultora de projectos de investigação internacional e colaborou com universidades na Índia, França e Brasil.
Foi Assessora de Imprensa no Tribunal Constitucional. Nestas funções, colaborou na organização de um evento internacional entre Tribunais e Conselhos Constitucionais europeus, assessorou a Presidência do Tribunal Constitucional perante a imprensa nacional e internacional e realizou gestão e análise diária das temáticas prementes na comunicação social.
Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.