José Mikosz

Investigador Integrado Doutorado  .   Professor Associado da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/Universidade Estadual Paraná

antar.mikosz@unespar.edu.br

Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos

Áreas de Investigação

História da arte
História e teoria das ideias

ORCID

0000-0002-5314-0758

Artista transmídia, professor e pesquisador. Realizou uma recente investigação de pós-doutoramento sobre Arte Visionária e Psicodélica na FBAUL (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), concluída em Março de 2018. Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC) com a tese 'A Arte Visionária e a Ayahuasca'. 2009. Os seus temas de interesse actuais prendem-se com a relação entre a pintura visionária e a pintura portuguesa contemporânea, bem como o pensamento luso brasileiro contemporâneo no geral e sua relação com a arte e cultura, pelo que tem vindo a colaborar com o subgrupo Gerações Hispânicas desde Abril de 2017. É professor Associado da EMBAP-UNESPAR. É Director e Editor da Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Arte&Sensorium. Membro do Comitê Científico da Universidade Internacional Rose Croix (URCI-AMORC). Membro do Conselho Consultivo do Centro de Pesquisa para o Estudo de Plantas Psicointegradoras, Arte Visionária e Consciência - WASIWASKA. Associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicativos (NEIP). Publicou múltiplos artigos em periódicos internacionais indexados. Apresentou diversas conferências em colóquios internacionais e realizou exposições nacionais e internacionais como no Chile, Portugal, Bélgica, Espanha, Áustria, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, EUA.