Nina Vieira

Investigadora Integrada Doutorada   .   Investigadora auxiliar do projeto 4-Oceans

ninavieira@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Ambiente, Interacções e Globalização

ORCID

0000-0002-6280-9951

Ciência ID

8D13-C1D7-57E8

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Nina Vieira é historiadora ambiental, membro da equipa da bolsa em sinergia ERC “4-Oceans: Human History of Marine Life”. É licenciada em Biologia (Universidade de Évora 2003/2008), Mestre em Ecologia Marinha (Faculdade de Ciências, Universidade NOVA de Lisboa 2008/2010) e Doutorada em História – História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (NOVA FCSH 2015/2020) com uma tese intitulada “A taxonomia da baleação Portuguesa entre os séculos XV e XVIII: Uma história atlântica do mar, das baleis e das pessoas”, com financiamento da FCT. Tem estado envolvida em projetos nacionais e internacionais, conduzindo investigação e produzindo resultados e produtos relacionados com extrações de espécies marinhos, usos e património, nomeadamente a Ação COST “Oceans Past Platform”, o projeto MSCA-RISE “CONCHA”, e duas Iniciativas Bilaterais EEA Grants. É a IR pelo projeto exploratório financiado pelo CHAM "ANIMALIA - ANIMAL BIOGRAPHIES: A network of agencies in the making of early modern empires". Atualmente, é a Representante Regional de Portugal na Sociedade Europeia de História Ambiental (ESEH). O seu principal interesse de investigação é compreender a história das relações entre humanos e animais marinhos através da análise da sua exploração, ao longo do tempo, e dos impactos culturais e ambientais dessas interações.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.