Cristina Brito

Investigadora Integrada Doutorada   .   Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

cbrito@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Ambiente, Interacções e Globalização

ORCID

0000-0001-7895-0784

Ciência ID

7110-CBF4-1053

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Cristina Brito é Professora Associada do Departamento de História da NOVA FCSH, Lisbon, onde ensina História das Expansões Europeias e orienta vários estudantes no campo das História Ambiental. É investigadora sénior do CHAM e é actualmente a Investigadora Principal do projecto ERC Synergy Grant 4-OCEANS: Human History of Marine Life (2021-2027).

É doutorada em História pela NOVA FCSH, mestre em Etologia pelo ISPA e licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Antes das actuais posições, ela foi Investigadora Contratada pela FCT (IF/00610/2015) e pelo CHAM (NOVA FCSH) com o projecto "Cow-fish, ngulu-maza or iguaragua? Local and Global Knowledge Production, Changing Perceptions and Practices on Marine Animals in the Atlantic" (2016-2019).

Entre as suas obras mais recentes, encontra-se o livro - Humans and Aquatic Animals in Early Modern Africa and Americas - publicado pela Amsterdam University Press (2023) e um capítulo num volume colectivo editado pela Brill sobre a história natural das baleias no Portugal Moderno (2024). A sua investigação adopta uma perspectiva interdisciplinar, comparativa e transcultural. Os seus interesses científicos incluem a História Ambiental Moderna, percepções locais e glocais sobre os usos do oceano por diferentes sociedades humanas, histórias atlânticas e oceânicas, enredamentos humanos e não-humanos, o Antropoceno e as Humanidades Azuis.

Cristina Brito é também investigadora colaboradora do TCEH - Trinity Center for Environmental Humanities (Trinity College Dublin), membro da direcção da OPI - Oceans Past Initiative, e membro activo de várias redes científicas, como a Cátedra UNESCO para o Património Cultural dos Oceanos e o IPOS - International Panel for Ocean Sustainability. Actualmente é parte da direcção do CHAM e da NOVA FCSH, membro do Conselho Científico da NOVA FCSH e do Conselho Estratégico para a Investigação da Universidade NOVA de Lisboa.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.