PT EN
 
Inês Torres


 

Investigadora Integrada Doutorada . Bolseira de Pós-Doutoramento . CHAM

 

Grupo de Investigação

Representações, Discursos, Materialidade e Usos do Passado



ORCID

0000-0002-8201-3627

 

CIÊNCIA ID

9914-070D-5BF7

 

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

 

 

Inês Torres é bolseira de investigação pós-doutoral e investigadora integrada no CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e directora do Projecto de Documentação da Mastaba de Akhmerutnisut (Mastaba of Akhmerutnisut Documentation Project, or MAD-P) em Guiza, no Egipto. É doutorada em Egiptologia (Near Eastern Languages and Civilizations) pela Universidade de Harvard, mestre em Egiptologia pela Universidade de Oxford e licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A sua investigação foca-se no tópico da memória e recordação no antigo Egipto, enfatizando os aspectos físicos e visuais do túmulo egípcio enquanto mecanismos importantes de persuasão na produção, construção e negociação de memória. A sua análise vê o túmulo egípcio enquanto espaço social, onde os vivos interagiam uns com os outros e com os mortos, procurando entender de que forma é que o próprio espaço tumular e a sua decoração influenciavam as narrativas de memorialização do defunto e a perpetuação da sua memória.

Publica em inglês e português, tanto para a comunidade científica como para o público em geral. Participou em várias escavações arqueológicas, em Portugal e no Egipto, e tem uma vasta experiência museológica, tendo trabalhado em museus como o Museu de Belas Artes de Boston, o Museu Egípcio de Berlim e os Museus de Arte de Harvard. Inês Torres é, também, fundadora e coordenadora do projeto de divulgação científica do Antigo Egipto no Instagram, 'Uma Egiptóloga Portuguesa' (@umaegiptologaportuguesa), que pretende combater a desinformação sobre a Egiptologia e o Antigo Egipto através da transmissão de informação fidedigna e actualizada em português, e co-fundadora e co-apresentadora do podcast de divulgação científica 'Três Egiptólogues Entram Num Bar'.

 

 

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.