André Teixeira

Investigador Integrado Doutorado   .   Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

Grupo de Investigação

Arqueologia de paisagens

ORCID

0000-0001-5115-7145

Ciência ID

691C-7A85-CE92

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Licenciado em História e em História, variante de Arqueologia, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutor em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor auxiliar do Departamento de História, coordenador do mestrado em arqueologia e membro do Conselho Científico desta faculdade. Investigador integrado Doutorado do CHAM. No domínio da arqueologia tem desenvolvido projectos de investigação sobre fortificações portuguesas medievais e modernas, sendo responsável ou co-responsável por escavações nos castelos de Penamacor e Castelo Novo, na praça-forte de Almeida, nas antigas fortalezas e cidades portuguesas de Azamor, Safim e Alcácer Ceguer, em Marrocos. Dirigiu também trabalhos arqueológicos em Ceuta e na Cidade Velha, em Cabo Verde. Estudou materiais arqueológicos, sobretudo cerâmicas, de sítios de naufrágio, como Angra D (Terceira, Açores) e Santo António de Taná (Mombaça, Quénia), além de diversos contextos terrestres em Portugal e em Espanha. Tem desenvolvido e orientado estudos sobre arqueologia baixo-medieval e moderna na cidade de Lisboa. O trabalho de doutoramento incidiu sobre o território de Baçaim, antigo espaço de ocupação portuguesa na Índia, correspondente à actual metrópole de Mumbai. O de mestrado na ilha de São Nicolau de Cabo Verde.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.