João Luís Lisboa

Investigador Integrado Doutorado   .   Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

jll@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Informação, Leitura e Formas de Escrita

ORCID

0000-0002-2990-3612

Ciência ID

EC1C-F6B7-2315

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

João Luís Lisboa é professor catedrático no Departamento de História da NOVA FCSH, que coordena. Foi Visiting Professor na Universidade do Piemonte Oriental (Vercelli) e na Unicamp (Campinas, Brasil).

Entre 2004 e 2014 dirigiu o Centro de História da Cultura (CHC) da UNL onde coordenou a linha de investigação "Livro e leitura". Actualmente faz parte do grupo "Leitura e formas da escrita", no CHAM, onde é Director.

Tem-se dedicado essencialmente a problemas de cultura no Portugal moderno, em particular a relação entre formas e significados na comunicação no século XVIII.

Dedica-se também a questões de conhecimento e metodologia na história e teoria das ideias.

Ao longo da sua carreira no ensino, começada em 1982/83, foi professor dos ensinos básico, secundário e superior politécnico. É docente da NOVA FCSH desde 1989.

Foi director do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.