PT EN

A Linha Temática Paradigma Digital pretende constituir-se como um espaço de discussão, aprendizagem mútua e de colaboração entre os investigadores do CHAM, promovendo a transição digital das prácticas de investigação em três áreas estratégicas:

1. Gestão de dados de Investigação, divulgando e encorajando as práticas interdisciplinares na gestão de dados em cinco fases: (1) identificação dos dados, (2) planeamento, (3) recolha/produção, estruturação e armazenamento, (4) depósito para preservação, citação e partilha, e (5) disseminação.

2. Humanidades Digitais, desenvolvendo competências e práticas, promovendo o uso conjunto da curadoria digital, contribuindo para um paradigma de investigação digital mais transparente e sustentável, novas questões de pesquisa e atrair novos públicos.

3. Curadoria de Informação Digital, considerando um conjunto de boas práticas de gestão de informação para permitir o acesso a longo prazo de informação, agregação de valor à informação digital e a preservação, autenticidade e integridade dos recursos digitais, tanto para uso actual, quanto futuro.

 


 

Objectivos

Estimular, discutir e apoiar a aprendizagem e utilização de novas práticas de investigação, curadoria e preservação digital.

Criar dinâmicas colaborativas nas áreas estratégicas visando tornar no CHAM boas práticas na execução da política de Ciência Aberta e na curadoria e gestão de dados da investigação, apoiando a sua qualidade, transparência, integridade, normalização e sustentabilidade digital.

Criar e implementar um plano de preservação digital da investigação, salvaguardando o património digital da investigação do CHAM, criando modalidades de curadoria de informação digital para um património comum, seja para projectos individuais ou colaborativos.

Organizar jornadas de discussão do Paradigma Digital.

Coordenação   .   Paula Ôchoa

 

digital_cham@fcsh.unl.pt

Actividades por ano