PT EN

A linha temática Teoria e Metodologia cumpre várias funções estratégicas.

A sua principal tarefa é canalizar o intercâmbio entre investigadores sobre questões que envolvem reflexão teórica, metodológica e/ou epistemológica relacionadas com o trabalho de investigação nas suas várias fases. A investigação avança através de estudos, mas é renovada pelo desenvolvimento de novas abordagens e pela discussão de paradigmas estabelecidos. É uma parte da actividade de investigação que é frequentemente menos visível à primeira vista; no entanto, detém a chave para a excelência e inovação no campo da investigação.

Os investigadores estão sempre em processo de formação e especialização; isto inclui num lugar de destaque a adaptação de novas metodologias e abordagens, o que implica familiarizarem-se com as suas categorias e/ou as tecnologias que as acompanham, bem como com as suas controvérsias e debates.

Por um lado, existem grandes orientações sobre o conhecimento científico e as suas relações com o mundo social, que dão origem a controvérsias que nós, profissionais, devemos ecoar e estar atentos. Por outro lado, a interdisciplinaridade é uma dimensão elementar da investigação de excelência; no entanto, é cada vez mais difícil acompanhar as inovações nos métodos e debates teóricos nas várias disciplinas a que as Humanidades recorrem: entre estas, as ciências sociais têm sido tradicionalmente proeminentes, mas agora estão a ser produzidas cada vez mais aplicações tecnológicas que envolvem pelo menos o conhecimento do utilizador.

Dado tal cenário, todos os investigadores podem partilhar com outros colegas os nossos conhecimentos sobre certos instrumentos conceptuais, formas e métodos de recolha de informação ou de posicionamento em relação a certas linhas de reflexão. Esta é uma actividade que tem uma dimensão colectiva necessária, impulsionada pela necessidade individual de nos mantermos actualizados na utilização rigorosa das categorias e ferramentas com as quais trabalhamos.

Por outro lado, na actual fase de transformação do CHAM, a linha Teoria e Metodologia é apresentada como um garante da coesão e coerência dos grupos de investigação em relação ao projecto estratégico do centro. Neste sentido, a linha é estratégica porque contribui para aumentar as sinergias entre investigadores do centro, entre grupos e com as outras linhas transversais. E para além desta utilidade prática a curto prazo, uma comunidade de investigadores habituados ao diálogo e à controvérsia pode transformar o CHAM num centro criador de ideias e linhas de trabalho com impacto na produção científica nas Humanidades à escala global. Para tal, a linha apela ao envolvimento de grupos, equipas e investigadores individuais para oferecer a toda a comunidade do CHAM as suas preocupações, posições e conhecimentos sobre questões que o trabalho do investigador destaca. A linha está assim aberta para receber propostas, organizar um calendário e canalizar a sua implementação, idealmente uma por cada grupo de investigação ao longo do ano, a decidir na primeira reunião anual do grupo.

As opções de actividades são variadas, algumas delas a serem exploradas. Podem ser a apresentação de uma polémica, uma proposta original ou uma posição crítica no campo da teoria, metodologia ou epistemologia; a organização de sessões de discussão sobre um texto que apoie ou provoque discrepâncias entre membros de um grupo ou de um projecto, ou uma actualização sobre uma polémica nas disciplinas das ciências sociais e humanas.

Também abre a possibilidade de as actividades canalizadas através da linha poderem convergir com as do Fórum de investigadores, e também culminar em possíveis publicações sobre questões de teoria, metodologia e epistemologia.

 


Coordenação   .   Pablo Sánchez León 

 

teoria_cham@fcsh.unl.pt

Actividades por ano