PT EN

 

Q.Theatre - Theatrical Recreations of Don Quixote in Europe

 

 

 

Início   .   2017
Duração   .   24 meses
Investigadora Principal   .   Maria Fernanda Abreu (CHAM)

 

Websitehttps://qtheatre.org/es/

 

Instituições

Entidade Financiadora

Programa Europa Criativa — Sub-Programa Cultura
 

Instituição Coordenadora

Universidad de Oviedo
 

Parcerias

CHAM / NOVA FCSH
Università degli Studi di Firenze
Università degli Studi di Torino
Université Jean Monneto
University of Sussex

 

 
 

O projecto Q.THEATRE, cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, reúne durante dois anos (2017-2019) seis universidades e uma fundação de teatro europeias com a intenção de criar uma rede que promova, estude e relacione as recriações do Quixote no teatro. O livro de Miguel de Cervantes tem sido representado, com uma extraordinária frequência, no teatro europeu, desde o século XVII até aos nossos dias, tendo-se convertido num ícone cultural na Europa. O projecto Q.THEATRE realizará o rastreio, localização, análise e divulgação de obras teatrais quixotescas europeias. Também promoverá a colaboração, assessoria e apoio técnico de grupos teatrais amadores ou profissionais para a realização de espectáculos inspirados nesta obra cervantina. Combinando o estudo com a prática, Q.THEATRE pretende pôr de relevo a continuada presença do Quixote nos palcos de toda a Europa, e assim compreender melhor o seu papel na configuração da nossa cultura.
 

Objectivos

. Encorajar a circulação da literatura europeia através da tradução e edição de peças e obras dramáticas, assegurando a sua total disponibilidade.

 

. Apoiar a ligação entre criadores culturais além-fronteiras, facilitando o diálogo entre eles e promovendo a criação de novas redes de contacto.

 

. Estimular o interesse do público por peças baseadas ou inspiradas no Quixote, incentivando assim a aproximação à obra enquanto repositório de valores culturais europeus.

 

. Servir como elo entre dramaturgos, grupos de teatro e o público em geral, facilitando o acesso a peças de teatro europeias baseadas no livro, tenham elas sido publicadas previamente ou não.

 

. Promover a criação e representação de produções teatrais e sua disseminação tanto entre o público já interessado e familiarizado com a história e o livro como entre novos públicos.

 

. Prestar aconselhamento a agentes criativos no ramo do teatro e artes performativas, orientando-os nas abordagens dramáticas ao Quixote através do fornecimento de documentação e informação contextual sobre recriações da obra cervantina para teatro.

 

. Prestar aconselhamento a agentes criativos no ramo do teatro quanto ao uso de meios digitais a fim de melhor divulgar e disseminar o seu trabalho perante um público mais amplo.

 

 

Equipa
 

 

 

Maria Fernanda Abreu
Coordenadora   .   Investigadora Integrada Doutorada
Eduarda Barata
Investigadora Integrada Doutorada
Isabel Araújo Branco
Investigadora Integrada Doutorada
Luís Miguel Cintra
Maria Idalina Resina Rodrigues

 

 

Links:

Creative Europe - project (Web)

Facebook (Web)