STARACO - Statuts,«race» et couleurs dans l'Atlantique de l'Antiquité à nos jours

Início   .   2013
Duração   .   48 meses
Investigadores Principais   .   Antonio Almeida Mendes (EPHE)    .    Clément Thibaud (UNantes)     .    Aanor Le Mouël (CRHIA)

Websitehttp://www.staraco.org/fr

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Conseil Régional des Pays de la Loire

Entidade Promotora

Université de Nantes

Unidade(s) de Investigação

Centre de Recherches en Histoire Internationale et Atlantique / Université de Nantes

CHAM — Centro de Humanidades

O projecto STARACO tem como problemática central a história do estatuto das hierarquias, cores e "raças" na área do Atlântico, desde a Idade Média até o presente. Este é um projeto que se centra geograficamente no Atlântico e sobre os processos de racialização e de como estes foram reforçados no contexto da colonização das Américas e de África pelos europeus. O comércio de escravos Africano, a emergência da economia de plantação e a formação de sociedades multi-étnicas, nascido da conquista e do tráfego transatlântico das Américas e nalgumas ilhas e cidades Africanas e cidades europeias da Época Moderna, foram experiências chaves que condicionaram a racialização dos povos não-europeus. Ele é construído a partir de mecanismos jurídicos medievais para definir o estatuto das minorias não-cristãos (judeus e muçulmanos). Ela lança sua sombra sobre o nosso tempo, na forma de racismo e explica - em parte - a dificuldade enfrentada pelos países da Europa do Atlântico para desenvolver certos aspectos de seu pluralismo étnico (em relação, em particular, com a sua história colonial). Este projeto não é um elogio normativo do multiculturalismo. Ele oferece mais modestamente investigação científica para a construção de sociedades do Atlântico, que combina história, antropologia, geografia, sociologia e economia, através do aparecimento dos estatutos e hierarquias raciais que a acompanhavam. A investigação colectiva rompa com a divisão historiográficas nacionais tradicionais. Ele será organizado em torno de quatro transversal ampla que vai levar a eventos científicos (cursos de verão), estudo, oficinas educativas e reuniões dia doutorado.

Contexto

O projeto STARACO visa a realização de uma reflexão histórica sobre a questão das diferenças de status e cores na construção histórica da "raças" e hierarquias. A dinâmica da globalização vivida pela França nos últimos anos levanta profundas mudanças na nossa sociedade. A globalização financeira, o fenómeno da deslocalização, a crise da integração europeia e do surgimento de superpotências do Sul desafiam as ideias de diversidade, de tolerância, de liberdade e de aceitação dos outros que fundaram o projeto unidade continental no rescaldo da Segunda Guerra Mundial. A cidade de Nantes e do Pays de la Loire são regiões centrais tanto no passado como no presente que sempre receberam grandes comunidades estrangeiras através de seu comércio marítimo, tendo assim desempenhado um papel de liderança na construção de sociedades do Atlântico da Europa, África e Américas. O projecto visa ainda trabalhar o tema da construção das hierarquias raciais no Atlântico buscando uma forma de repensar a história das relações entre a Europa e os povos do "Sul" e o surgimento de preconceito de cor ou "raça "cujos efeitos ainda hoje marcam as sociedades europeias.

Objectivos

O projeto STARACO tem por objetivo analisar e estudar questões relacionadas com a escravidão, a cor, a "raça", minorias e a migração no espaço Atlântico, resultado de dez anos de maturação do tema por parte da equipa que lidera este projeto.

Pretende-se assim trabalhar esta temática tanto à escala regional, como nacional e internacional incentivando a pesquisa do tema, contando com a mobilidade dos diversos investigadores envolvidos tanto na formação de estudantes, como para o encontro entre investigadores, professores e a sociedade civil. Com este diálogo pretende-se também o cruzamento das diferentes experiências e tradições historiográficas e também a apresentação dos seus trabalhos, participação em workshops e atividades científicas na região do Pays du Loire colaborando com o Centro CRHIA. Pretende-se que este grupo de investigação participe também na divulgação dos resultados deste trabalho coletivo para um público mais amplo da sociedade civil, associações, autoridades locais, professores, escolas, etc.

Este projeto de investigação no âmbito das ciências sociais surge em simbiose com as políticas empreendidas nos últimos anos pela cidade de Nantes e Pays de la Loire. O Memorial para a abolição da escravatura, as atividades do Instituto de Estudos Avançados (IEA), a Casa de Ciências Humanas e da política científica, seguido pelo Museu dos Duques de Brittany incorporam estes esforços nos dias hoje. O projeto pretende assim também atender às expectativas das diferentes áreas vida política, oferecendo capacidade interventiva para participar em debates e encontros entre os diversos investigadores e colaboradores do projeto com os atores políticos visando à sensibilização das autoridades públicas para a necessidade do debate histórico analisando também a sociedade actual.

Equipa

Antonio Almeida Mendes (EPHE) . Coordenador