Conhecimento e Reconhecimento em Espaços de Influência Portuguesa: Registos, Expedições Científicas, Saberes Tradicionais e Biodiversidade na África Subsariana e na Insulíndia

Código   .   FCT HC0075/2009
Início   .   2010
Duração   .   42 meses
Investigadora Principal   .   Ana Cristina Roque (IICT)

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Unidade de Investigação

Instituto de Investigação Científica Tropical

Instituição Coordenadora

Instituto de Investigação Científica Tropical

CHAM — Centro de Humanidades
Grupo de Investigação em Administração e Políticas Públicas
Instituto de Ciências Sociais / Universidade de Lisboa
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa
Secretaria de Estado da Arte e Cultura de Timor Leste
Universidade de Cabo Verde
Universidade do Algarve

Conhecimento e Reconhecimento em Espaços de Influência Portuguesa é um projecto do Instituto de investigação Científica Tropical (IICT) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Programa História da Ciência, e tem como parceiros o CHAM e o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP - ISCSP-UL).

O projecto visa o resgate da informação histórica respeitante a recursos naturais, biodiversidade, saberes e práticas tradicionais no sentido de demonstrar a importância actual desta informação para países da CPLP, mais concretamente em Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor. Procura-se uma abordagem comparativa e multidisciplinar, histórica, sociológica e etnobotânica, aos diferentes espaços geográficos onde se desenvolveram missões científicas (séculos XVIII-XX) e sobre os quais o IICT dispõe de um património documental e material significativo, na perspectiva da sua contextualização e revalorização no espaço global, remetendo em simultâneo, para as questões da salvaguarda das identidades, saberes, valores e dignos padrões de vida das comunidades locais face à globalização.

No que respeita à componente dos saberes visa-se o melhor conhecimento, a divulgação, reconhecimento e identificação dos saberes e das práticas tradicionais, com especial relevância para as que possam contribuir para pensar alternativas que tenham em vista o bem-estar das populações dos países visados.

Objectivos

Todas as actividades bem como os resultados dos trabalhos, incluindo publicações, programas de eventos científicos e atas dos workshops, seminários, colóquio e congressos, podem ser consultados no site oficial do projecto. Contudo, em termos de síntese, destacam-se:

Constituição de um Corpus Documental histórico e geográfico sobre as regiões e temáticas abordadas;

Estruturação e desenvolvimento de bases de dados temáticas relativas à informação histórica e geográfica recolhida e sua disponibilização on-line e/ou em formato digital;

Disponibilização de informação relativa ao património do IICT;

Identificação de situações em que a recuperação de saberes e técnicas tradicionais possa constituir, nos países visados, um ponto de partida para o desenvolvimento de projectos que visem melhorar as condições de vida e o bem-estar das populações;

Elaboração e publicação de estudos com base na informação recolhida com vista à avaliação do seu contributo para colaborar na resolução de problemas / situações actuais.

Equipa

Ana Cristina Roque   .   Coordenadora
Helena Sant’ana (CAPP / ISCSP)
Lívia Ferrão (IICT)