Código . POCTI/36414/HAR/99 & POCI/HAR/55685/2004
Início . 2004
Duração . 36 meses
Investigador Principal . João Paulo Oliveira e Costa (CHAM)
Instituições
Entidade Financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Unidade de Investigação
CHAM — Centro de Humanidades
Instituição Coordenadora
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
Participação
Instituto de Investigação Científica Tropical
Apoios
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Millennium bcp
Fundação Oriente
Ao longo dos últimos anos o CHAM desenvolveu uma linha de investigação relacionada com a presença da nobreza portuguesa na Ásia. Os primeiros resultados deram origem no ano 2000 à publicação das obras: A Nobreza e a Expansão. Estudos Biográficos e Descobridores do Brasil: Exploradores do Atlântico e Construtores do Estado da Índia, coordenadas por João Paulo Oliveira e Costa, e à organização de cursos livres e conferências dedicadas à mesma temática.
O projecto «A Nobreza e o Estado da Índia no século XVI» tem como principal objectivo aprofundar os resultados de uma linha de investigação que tem vindo a ser desenvolvida pelo Centro de História de Além-Mar e pelo Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Investigação Científica Tropical e que se concretizou com um primeiro financiamento concedido no ano 2000.
O projecto «A Nobreza e o Estado da Índia no século XVI» candidatou-se a financiamento da FCT no âmbito do Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação em Janeiro de 2000, tendo sido apreciado pelo painel internacional de avaliadores com a classificação de «Excelente», e obtido um subsídio para um período de 3 anos, iniciado a 1 de Abril de 2001, que foi prolongado até Março de 2005. Este trabalho foi desenvolvido pela bolseira Teresa Lacerda. Em Junho de 2004 o mesmo projecto voltou a candidatar-se a um financiamento da FCT, tendo recebido a classificação de «Muito Bom», e novo financiamento para o alargamento do âmbito cronológico e documental da investigação. Esta nova fase teve início em Janeiro de 2006 e será concluída em Dezembro de 2007 e é desenvolvida pela bolseira Silvana Pires.
Este projecto é inteiramente financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no entanto, face aos bons resultados obtidos desde o início do projecto, a equipa de investigação logrou obter um apoio financeiro suplementar, concedido pela Fundação Calouste Gulbenkian. O primeiro apoio foi concedido em Junho de 2002, o segundo foi concedido em Dezembro de 2004. Estas verbas foram aplicadas na remuneração do trabalho, em tempo parcial, de três colaboradoras, as quais se dedicaram, a par da bolseira principal, ao levantamento de dados e à introdução das informações na base de dados e sua posterior correcção.
O projecto visa, essencialmente, estudar o estatuto e o percurso dos nobres e oficiais que contribuíram activamente para a construção do Estado Português da Índia. A concretização deste projecto tem-se pautado pela criação e desenvolvimento de duas ferramentas distintas mas complementares: A Base de Dados dos Nobres e Oficiais do Estado da Índia no século XVI e as Genealogias dos Vice-Reis e dos Governadores do Estado da Índia no século XVI.
A constituição da base de dados tem como principal objectivo recolher e sistematizar as informações sobre os nobres e oficiais que actuaram no Índico ao longo do século XVI. As informações nela contida são provenientes da leitura e análise de diversas colectâneas documentais e de estudos da especialidade. A recolha destas informações pretende, por um lado, aprofundar o conhecimento sobre o percurso pessoal dos indivíduos que serviram a Coroa na Índia, por outro rasgar horizontes no estudo sociológico da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses e, por último, aprofundar o conhecimento sobre a nobreza portuguesa no romper da modernidade.
A pesquisa e digitalização das genealogias dos Vice-Reis e Governadores da Índia é uma acção totalmente subsidiada pela Fundação BCP e visa, sobretudo, estudar as redes de parentesco dos agentes da Coroa no Indico.
Além do contributo científico inovador, a mais-valia deste projecto reside na permanente actualização dos conteúdos e da disponibilização dos mesmos ao público interessado, garantindo que não fiquem confinados ao meio académico.
Para lá da sua componente informativa, este projecto pretende levantar questões e dúvidas, suscitando a criação de novos objectos de estudo e investigação, da mais variada ordem. Mais do que um ponto de chegada, este projecto revelou ser um ponto de partida para novas análises.
Objectivos
Compreender o papel da nobreza na afirmação e consolidação da presença portuguesa no Oriente neste período;
Identificar os titulares de cargos militares e administrativos no Estado da Índia no século XVI;
Aprofundar o conhecimento sobre o percurso pessoal de cada um dos oficiais do Estado da Índia;
Estudar as redes familiares dos agentes da Coroa no Oriente.
João Paulo Oliveira e Costa . Coordenador
Alexandra Pelúcia (CHAM)
Andreia Martins Carvalho (CHAM)
João Luís Ferreira (CHAM)
João Silva de Jesus (CHAM)
Madalena Teotónio Pereira Bourbon Ribeiro (IHC / NOVA FCSH)
Marisa Pires Reis Correia
Silvana Roque de Oliveira (CHAM)
Teresa Lacerda (CHAM)
ORGANIZAÇÃO DE COLÓQUIOS/CONFERÊNCIAS
Seminário de Metodologias «Prosopografia, bases de dados e análise de redes. Pressupostos teórico-metodológicos» Lisboa, CHAM-FCSH/UNL/UAc, CIDEHUS, IICT e Centro de História da Cultura, 2007
Curso Livre «A Nobreza e a Formação do Império»
Lisboa, CHAM-FCSH/UNL/UAc, Sociedade Histórica da Independência de Portugal e Fundação Maria Manuela e Vasco de Albuquerque D´Orey, 2006
Colóquio «A Governação da Índia - Concepções e Práticas no Reinado de D. Manuel I»
Arrábida, Convento da Arrábida, CHAM-FCSH/UNL/UAc, 2002
Congresso Internacional «A Alta Nobreza e a Fundação do Estado da Índia»
Lisboa, CHAM-FCSH/UNL/UAc, 2001
Colóquio «A Nobreza Quatrocentista e a Expansão»
Arrábida, CHAM-FCSH/UNL/UAc e Fundação Oriente, 2001
PARTICIPAÇÃO DOS INVESTIGADORES EM COLÓQUIOS/CONFERÊNCIAS
X Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Salvador da Bahia, 2001
Nesta acção participaram os seguintes membros do projecto: João Paulo Oliveira e Costa, Alexandra Pelúcia e Andreia Martins de Carvalho. IV European Social Science History
Conference, Amesterdão, 2002
Nesta acção participaram os seguintes membros do projecto: João Paulo Oliveira e Costa, Vítor Luís Gaspar Rodrigues, Alexandra Pelúcia e Andreia Martins de Carvalho.
XI Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Dona Paula, Goa, 2003
Nesta acção participaram os seguintes membros do projecto: João Paulo Oliveira e Costa, Vítor Rodrigues, Alexandra Pelúcia, Andreia Martins de Carvalho.
XII Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Lisboa, 2006
Nesta acção participaram os seguintes membros do projecto: João Paulo Oliveira e Costa, Vítor Rodrigues, Alexandra Pelúcia e Teresa Lacerda.
International Seminar on Portuguese Factories, Forteresses and Settlements in India with special reference to Cannanore, Cananor, Índia, 2005
Nesta acção participaram os seguintes membros do projecto: João Paulo Oliveira e Costa e Vítor Rodrigues
PUBLICAÇÕES
CARVALHO, Andreia Martins de, “Conflitos e cumplicidades - notas sobre Nuno da Cunha e a nobreza do Estado da Índia (1529-1538)” in D. João III e o Império. Actas do Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento, Lisboa, CHAM, CEPCEP, pp. 389-400, 2004.
CARVALHO, Andreia Martins de, “Tristão da Cunha e a expansão manuelina” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 199-226, 2004.
CARVALHO, Andreia Martins de, PELÚCIA, Alexandra, “Os primeiros fidalgos na costa da Guiné”, in Anais de História de Além-Mar, Lisboa, CHAM, vol. II, pp. 1277-138, 2001.
COSTA, João Paulo Oliveira e, “A estrutura de comando do Estado da Índia durante o governo de D. Henrique de Meneses” in D. João III e o Império. Actas do Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento, Lisboa, CHAM, CEPCEP, pp. 307-318, 2004.
COSTA, João Paulo Oliveira e, “A formação do aparelho central na administração ultramarina no século XV”, in Anais de História de Além-Mar, Lisboa, CHAM, vol. II, pp. 87-114, 2001.
COSTA, João Paulo Oliveira e, “A Nobreza e a Fundação do Estado Português da Índia”, in Vasco da Gama. Homens, Viagens e Culturas. Actas do Congresso Internacional, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2 vols., pp. 39-73, 2001.
COSTA, João Paulo Oliveira e, “Fernão Lourenço, Tesoureiro e Feitor da Casa da Mina e da Índia (c. 1481-1504) - uma Carreira de Sucesso”, in Aquém e Além da Taprobana. Estudos Luso-Orientais à Memória de Jean aubin e Denys Lombard, Lisboa, CHAM, pp. 57-69, 2002.
COSTA, João Paulo Oliveira e, “Os capitães mores da Carreira da Índia no reinado de D. João III”, in A Carreira da Índia. Actas do V Simpósio de História Marítima, Lisboa, Academia da Marinha, pp. 213-231, 2003
COSTA, João Paulo Oliveira e, “O conde de Tentúgal e a linhagem dos Melos na política ultramarina manuelina” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 9-32, 2004
COSTA, João Paulo Oliveira e, “Vasco Fernandes Coutinho construtor do Estado da Índia e do Brasil”, in AAVV, D. João III e a Formação do Brasil, Lisboa, Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa – Universidade Católica Portuguesa, pp. 167-194, 2004
COUTINHO, Valdemar, “O condado de Vila Nova de Portimão” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 227-238, 2004
DINIZ, Sofia, CARVALHO, Patrícia, “Os Limas e a política de de D. Manuel I” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, Centro de História de Além-Mar, 2004, pp. 259-278
LACERDA, Teresa, “A nobreza na Carreira da Índia” in D. João III e o Império. Actas do Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento, Lisboa, CHAM, CEPCEP, pp. 401-416, 2004
LACERDA, Teresa, “Os Meneses de Cantanhede e o projecto manuelino” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 75-100, 2004
PELÚCIA, Alexandra, “A baronia do Alvito e a expansão manuelina no Oriente ou a reacção orgnizada à política imperialista” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 279-302, 2004
PELÚCIA, Alexandra, “Entre a Honra e o Proveito: Nobres à Margem do Estado Português da Índia na Primeira Metade do Século XVI”, in Anais de História de Além-Mar, Homenagem a Luís Filipe Thomaz, Lisboa, CHAM, vol. III, pp. 165-176, 2002
RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar, “As linhagens secundárias dos Coutinhos e a construção do império manuelino” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 175-190, 2004
RODRIGUES, Vítor Luís Gaspar, “As companhias de ordenanças em Marrocos nos reinados de D. Manuel e D. João III”, in D. João III e o Império. Actas do Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento, Lisboa, CHAM, CEPCEP, pp. 185-196, 2004
TEIXEIRA, André Pinto de Sousa Dias, “Uma linhagem ao serviço da «ideia imperial manuelina»: Noronhas e Meneses de Vila Real, em Marrocos e na Índia” in A Alta Nobreza e a fundação do Estado da Índia. Actas do Colóquio Internacional, Lisboa, CHAM, pp. 109-174, 2004
TESES
Os capitães das armadas da Índia no reinado de D. Manuel I, Teresa Lacerda
[Tese de Mestrado defendida em 2006 na FCSH/UNL]
Nuno da Cunha e os capitães da Índia, 1529-1538, Andreia Martins
[Tese de Mestrado defendida em 2007 na FCSH/UNL]
Martim Afonso de Sousa e a sua linhagem: o papel da elite dirigente da Expansão Portuguesa nos reinados de D. João III e D. Sebastião,
Alexandra Pelúcia
[Tese de Doutoramento defendida em 2007 na FCSH/UNL]
A Administração da Fazenda Real no Estado da Índia (1517-1640), Susana Münch Miranda
[Tese de Doutoramento defendida em 2007 na FCSH/UNL]
INSTRUMENTOS DE TRABALHO
Genealogias dos Vice-Reis e dos Governadores do Estado da Índia no século XVI