PT EN

 

“Chi sa adoperare il tempo, sarà signore di qualunque cosa”. Retratos de Mercadores Italianos no Portugal Moderno (sécs. XV-XVIII)

 

 

 

Início   .   2014

Duração   .   12 meses
Investigadoras Principais   .   Nunziatella Alessandrini (CHAM) / Susana Bastos Mateus (Cátedra Alberto Benveniste)

 

 

Instituições

 

Entidade Financeira

Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»

 

Unidade de Investigação

Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»

 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Letras / Universidade de Lisboa

 

Apoios

Embaixada de Itália
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
 

Parcerias

CHAM — Centro de Humanidades
 

 

Este projecto corresponde a uma continuação do projecto de investigação Dicionário dos Italianos Estantes em Portugal financiado pelo governo português através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. POCI/61869/2004) sediado na Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” da Universidade de Lisboa. Integra-se igualmente no âmbito do Ciclo de Conferências Relações Luso-Italianas, actualmente na sua quarta edição, e co-organizado pelo CHAM e pela Cátedra “Alberto Benveniste”.

Nesta primeira fase (Jun. 2014- Set. 2015) o projecto irá centrar-se, nas biografias de mercadores, homens de negócios e navegadores de origem italiana presentes em Portugal entre os séculos XV e XVIII.

Através de uma cuidada actualização de conteúdos e de carácter bibliográfico, bem como, de uma ampliação significativa do universo dos biografados, feita à luz dos mais recentes contributos historiográficos sobre a temática, pretende-se transformar o produto do Dicionário numa ferramenta essencial de trabalho para os investigadores de história moderna, dos vários campos da história económica e social e para todos os interessados nas relações entre Portugal e a Itália ao longo da modernidade.

 

Objectivos

 

Através de uma cuidada actualização de conteúdos e da bibliografia, bem como de uma ampliação significativa do universo dos biografados feita à luz dos mais recentes contributos historiográficos sobre a temática, pretende-se transformar o produto do Dicionário numa ferramenta essencial de trabalho para os investigadores de história moderna, dos vários campos da história económica e social e para todos os interessados nas relações entre Portugal e a Itália ao longo da modernidade.

 

 

Equipa
 

 

 

Nunziatella Alessandrini   .    Coordenadora

Susana Bastos Mateus   .    Coordenadora