PT EN

 

500 anos de História Luso-Italiana: O Arquivo da Igreja dos Italianos de Nossa Senhora de Loreto em Lisboa
 

 

 

Início   .   2014
Duração   .   14 meses
Investigadora Principal   .   Nunziatella Alessandrini (CHAM)

 

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Fundação Calouste Gulbenkian
 

Instituição Coordenadora

Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto

 

Parcerias

CHAM — Centro de Humanidades

 

O arquivo da Igreja da Nossa Senhora do Loreto da Nação Italiana é composto por mais de 300 volumes manuscritos que documentam a história da Igreja desde o século XVI, aquando da sua edificação, até ao século XX, no leque extremamente variado dos seus aspectos (religiosos, administrativos, políticos e culturais).

O acervo inclui obras de relevante importância para o estudo das relações luso-italianas, tais como: "Livros dos traslados das escrituras de compras”; “Reconhecimentos dos foros que os Irmãos de Nossa Senhora do Loreto compraram à Câmara desta Cidade de Lisboa”, datados desde 1620, mas com registos de actos precedentes; “Diários dos conhecimentos de receita da Igreja italiana”; “Diários de receita e despesa”; “Livros Mestres”; “Diários das obrigações de Missas e Ofícios e certidões do Cumprimento”; “Livros das Obrigações das Capelas”; Registos de estado civil, de baptismo (desde 1749), de matrimónio (desde 1612), de morte (desde 1679), de comunhão (desde 1724).

Para além destes volumes, o arquivo apresenta ainda 28 caixas de madeira e 24 maços de papelão (denominados Massos) contendo documentos avulsos.

O presente projecto de investigação decorreu da urgente necessidade de conservação e estudo deste acervo que, pese embora os esforços das entidades responsáveis, se encontra actualmente inacessível ao público devido ao seu actual estado de conservação e ao facto de terem sido subtraídos livros e documentos pelos ocasionais visitantes do arquivo durante os últimos anos.

A realização de um catálogo apresenta-se tarefa urgente, sobretudo, após a intervenção que houve em 2000 por parte de uma estudiosa italiana que subverteu o trabalho que Padre Sergio Filippi tinha efectuado catalogando os documentos avulsos das 28 caixas. A recém publicação do livro de autoria de Padre Sergio Filippi, La Chiesa degli Italiani. Cinque secoli di presenza italiana a Lisbona negli archivi della chiesa di Nostra Signora di Loreto (Lisboa: Fábrica da Igreja Italiana da Nossa Senhora do Loreto, Dezembro 2013), inteiramente constituído a partir da documentação do arquivo, obrigou a Junta a encontrar uma solução face à possibilidade do arquivo se tornar acessível em condições de segurança que garantam a sua integridade material e de catalogação.

O livro de Padre Sergio Filippi, de facto, com a referência até aqui largamente inédita às numerosas fontes, faz com que muitos estudiosos da história de Portugal, da história da arte, da história da música, e não só, queiram consultar o vasto arquivo da Igreja.

 

Objectivos

O projecto de catalogação «500 anos de história luso-italiana: o arquivo da Igreja dos Italianos de Nossa Senhora de Loreto em Lisboa» foi apresentado à Fundação Calouste Gulbenkian pela Junta da Igreja, com coordenação de Nunziatella Alessandrini. A investigadora - que desde o ano de 2000 trabalha no arquivo para a sua investigação sobre a presença italiana em Portugal na Idade Moderna -, juntamente com Padre João Chaves, foi revisora de todas as citações do livro de Padre Sergio Filippi, sendo também autora da Introdução.

Atendendo ao vasto número de exemplares, que impossibilita o levantamento exaustivo de todo o arquivo nos tempos previstos pela bolsa Gulbenkian, foi decidido conceber uma 1ª fase em que fosse elaborado um catálogo geral para possibilitar a consulta externa e iniciar o trabalho de digitalização da documentação avulsa respeitante aos séculos XVI e XVII.

O projecto será constituído por três fases:

.Estudo da instituição;

.Classificação e descrição arquivística;

Digitalização da documentação dos séculos XVI e XVII e utilização do software de descrição arquivística open source ICA-AtoM, desenvolvido sob o auspício do Conselho International dos Arquivos e utilizado por instituições internacionais, entre as quais, a UNESCO.

Para a divulgação do trabalho está prevista a realização de seminários e a publicação de artigos em revistas especializadas.

 

 

Equipa

 

 

 

Nunziatella Alessandrini    .    Coordenadora

 

 

Website do Projecto