Projecto Raízes

Início   .   2013
Duração   .   40 meses
Investigadores Principais    .   Duarte Nuno Chaves (CHAM) / Wellington NascimentoN’zinga Oliveira (CHAM)

Instituições

Instituições  Coordenadoras

CHAM — Centro de Humanidades

Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas

Escola Básica e Secundária da Povoação

Apoios

Associação História Sábias

O projecto Raízes surgiu no seguimento de actividades de mediação cultural e educação patrimonial, desenvolvidas em 2008/2009, sob a responsabilidade de dois docentes da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas, tendo contado desde 2012/2013 com o apoio de investigadores oriundos do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) e da Associação Histórias Sábias. Desde logo, foi traçado como seu objetivo primordial: “manter as raízes do passado vivas, condição fundamental para a nossa identificação como um povo”.

As actividades do projecto desenrolam-se no espaço geográfico do Vale das Furnas, inserido no complexo vulcânico das Furnas, que actualmente se encontra com uma actividade vulcânica limitada ao funcionamento de um conjunto de fumarolas e caldeiras naturais, embora se trate de uma zona de elevado risco sísmico, como acontece de uma forma geral com a ilha de S. Miguel e restante arquipélago dos Açores. Devido ao seu enquadramento geodinâmico é uma das zonas com maior perigo de risco vulcânico e sísmico da Europa. Esta sismicidade tem sido responsável por um conjunto de fenómenos naturais trágicos para a população desta região, desde o seu povoamento no século XV até à actualidade. Como resultado destes acontecimentos a comunidade local desenvolveu ao longo dos anos um conjunto de mecanismos sócio culturais muito particulares, sendo atualmente detentora de um património cultural extremamente singular.

Através deste projecto assente na base da construção de uma memória social e de princípios de cidadania activa, disponibilizamos informação e sensibilizamos para a salvaguarda deste património, bem como a sua importância na identidade de cada um. Valorizando não só, mas essencialmente o património e o percurso histórico direta ou indiretamente ligado a cada um dos participantes, focando os recursos da sua zona geográfica e das famílias.

Deste modo, todos os alunos têm tido espaço e orientação para se expressarem numa participação activa, onde contribuem com relatos da sua história, peças/artefactos, fontes documentais (jornais/revistas/livros de contas) e outros elementos que irão integrar a “oficina de memória”.

Objectivos

O projecto Raízes é um projecto de Mediação Cultural e Educação Patrimonial, desenvolvido no ano letivo de 2013/2015, que tem como principal objectivo, estimular e desenvolver competências de jovens alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, na área do património que resultem na construção de uma "oficina de memória" (pequeno museu da escola), mantendo vivas as raízes do passado. Para tal procura-se articular conhecimentos históricos, culturais e científicos junto da comunidade escolar, num trabalho transversal às áreas do património material e imaterial.

Equipa

Duarte Nuno Chaves    .    Coordenador

Wellington Nascimento    .    Coordenador

N’zinga Oliveira    .    Coordenadora