Código . ACORES-01-0145-FEDER-000106
Início . 2019
Investigadora Principal . Teresa Tiago (CEEApla / UMA)
Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional / União Europeia
Unidade(s) de Investigação
Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico / Universidade da Madeira
CHAM — Centro de Humanidades
Beneficiária
Fundação Gaspar Frutuoso / Universidade dos Açores
Este projecto contribui para a promoção do turismo nos Açores, através da valorização da gastronomia e da produção vinícola regional. O património gastronómico regional, constituinte intangível do património cultural, tem demonstrado ser uma fonte de diferenciação e base de iniciativas de valorização da oferta turística dos destinos. Vincadamente reflexo da cultura local, a herança gastronómica e vinícola dos Açores pode constituir um factor de diferenciação e valorização da oferta do destino Açores, interligando a produção dos sectores primários e secundários com as tradições, numa combinação única de experiências sensoriais e racionais, distintas em cada uma das nove ilhas que potenciem o desenvolvimento de uma estratégia de turismo sustentável no arquipélago.
Objectivos
O projecto procura contribuir através da:
. A elaboração de uma carta gastronómica insular, com base em recolhas que descodifiquem os históricos consumos alimentares do arquipélago;
. A criação de uma base de dados de produtos (em diálogo com os sectores primário e secundário), com a disponibilização de informação georreferenciadas (origem, viagem e historial dos produtos típicos);
. A divulgação dos modos de confecção (tradicionais e actuais) articulados com um perfil de receitas tradicionais inspiradas no património cultural açoriano;
. A promoção de equipamentos culturais da RAA que possuem e/ou apresentam elementos de cariz gastronómico e vinícola (museus de vinho; museus etnográficos; adegas regionais…);
. A optimização do turismo nos Açores com uma oferta cultural baseada na autenticidade e cientificidade do receituário tradicional, valorizando a experiência gastronómica como elemento atractivo do arquipélago;
. A realização de workshops com especialistas nacionais e internacionais, a participação em conferências e congressos nacionais e internacionais e a publicação de artigos científicos e teses de doutoramento e de mestrado;
. A construção de um menu georreferenciado sobre cada produto e receita por concelho ou ilha, segundo se justifique, e a criação de um «caderno de receitas» digital que agregue os produtos regionais (valorização da marca Açores), as técnicas de confecção e de transformação e todo o respectivo enquadramento patrimonial, a ser disponibilizado através de canais electrónicos.
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