PT EN

 

Circa 1892: Direcções das Obras Públicas e o quotidiano da construção no império português

 

 

 

Código   .  CEECIND/00044/2017

Início   .   2019
Duração   .   72 meses
Investigadora Principal   .   Alice Santiago Faria (CHAM)

 

Instituições

 

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

 
 

A influência do ambiente construído na cultura e no quotidiano das pessoas em territórios coloniais já foi amplamente discutido. A história das obras públicas abrange uma vasta gama de conhecimentos e trocas tecnológicas, normalmente vistos e estudados separadamente. Com base em trabalhos anteriores que mostraram a importância de olhar para as estruturas de obras públicas locais e para o seu papel nas transformações de territórios, tanto em contextos específicos quanto como um todo, esta proposta reúne as várias “histórias do ambiente colonial construído” - administrativo, urbanas, arquitectura, infra-estruturas de saneamento e higiene, engenharia, saúde pública - considerando as obras públicas como um processo. Partindo da visão de vários autores que demonstraram que a prática da ciência está incorporada no espaço, e é transformada pelas circunstâncias da vida quotidiana e da rotinização, visa entender como diferentes actores moldam a produção do ambiente construído, transformando conhecimento tecnocientífico, de diversas formas, através de práticas e encontros diários.

 

Objectivos

Ao identificar, mapear e visualizar as redes estabelecidas entre os diferentes territórios do império português circa 1892, este projecto concentra-se nas obras públicas «em acção». Ao abordar o império como um todo, a proposta alcançará um retrato comparativo e relacional do quotidiano das obras públicas nestes territórios.
Pensando no conhecimento tecnocientífico como um emaranhado de encontros, onde fronteiras são estabelecidas, superadas e negociadas, o projecto contribuirá para o plano estratégico da instituição proponente. Ao usar um estudo de caso histórico, também visa dar à governança actual uma melhor compreensão de um ambiente construído, profundamente transformado durante o longo século XIX contribuindo para uma desenvolvimento sustentável dos territórios contemporâneos.

 

Equipa

 

 

 

Alice Santiago Faria   .   Coordenadora