PT EN

 

IRONIC - Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um Património Cultural em risco
 

 

 

Código   .   PTDC/ART-HIS/32327/2017
Início   .   2018
Duração   .   36 meses
Investigadores Principais  .   Ana Claro (CHAM)  .   David Martín Marcos (CHAM)

 

Websitehttps://ironic.fcsh.unl.pt/

 

Instituições

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
 

Unidade(s) de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades
 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
 

Parcerias

Consejo Superior de Investigaciones Científicas
Faculdade de Letras / Universidade de Lisboa
Universidade da Coruña

 

Colaboração

Centro de Linguística / Universidade de Lisboa
Institute for Sustainable Heritage / University College London

 

 

 
 

O projecto multi e interdisciplinar, IRONIC, alia áreas tão distintas como história, cultura escrita, arquivística, ciências da conservação, restauro, química e nano tecnologia. O objectivo deste projecto é desenvolver um kit innovador baseado na nano tecnologia para impedir a acção de corrosão da tinta ferrogálica. Tendo conhecimento que a tinta ferrogálica foi usada na Europa desde o século V e que pode ser encontrada em manuscritos, partituras de música, desenhos, cartas, mapas e documentos oficiais como testamentos, livro de registos, diários, transações comerciais, etc., é imprescindível estudá-la para impedir que haja uma perda contínua do Património Cultural depositado nos arquivos, bibliotecas, museus e coleções privadas.

 

Este projecto permitirá reunir e estudar a informação documental sobre a temática da conservação de arquivos desde o século XIV, data da fundação da Torre do Tombo, instituição que com o tempo daria origem ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). Dar-se-á especial atenção ao “Arquivo do Arquivo”, principal referência sobre o funcionamento da instituição, assim como a documentação de épocas anteriores, o fundo das “Gavetas” e o “Registo Geral de Mercês” com o intuito de identificar critérios nas nomeações do seu pessoal e protocolos de acção no interior do arquivo. Esta documentação será provavelmente a prova da preocupação existente há muito nas sociedades  europeias, associada aos processos de formação estatal. Relacionando as teorias do poder com o desenvolvimento da arquivística e da conservação, para entendê-las não como uma questão patrimonial mas sim como demonstração do interesse do Estado em preservar informações consideradas “valiosas” no espaço burocrático-administrativo.

 

A alteração das tintas usadas em manuscritos datados e selecionados do ANTT irá ser identificada e caracterizada no IRONIC. Juntando essa informação com a obtida nas tintas reproduzidas a partir de receituários históricos, serão criadas amostras padrão imitando as amostras reais, variando alguns parâmetros (por exemplo o traço) e depois envelhecidas artificialmente. Este envelhecimento permitirá entender melhor o problema de corrosão, nas suas diferentes fases, e impedir a degradação.

 

As vantagens alcançadas noutras áreas pela nano tecnologia irão ser aplicadas no Património Cultural. Os polioxometalatos (POMs) usados com fins catalizadores e biomédicos, poderão ser usados como “scavengers” radicais que, depois de encapsulados com revestimentos poliméricos, impedirão e prevenirão a corrosão das tintas. Consequentemente será também desenvolvido um “IRONIC kit”, um novo método de intervenção, que será uma ferramenta importante e de referência, acessível à comunidade mundial de conservadores e arquivistas. A combinação única do problema (conservação do Património Cultural) e da solução (materiais nano híbridos anticorrosivos), juntamente com o plano de trabalhos e objectivos bem delineados, significa a possível excelência do IRONIC.

 

 

Objectivos

O âmbito e principal objectivo deste projecto é desenvolver um kit nanotecnológico e inovador para tratar e evitar o processo de corrosão da tinta ferrogálica que ocorre em muitos e variados documentos do nosso património cultural: manuscritos, partituras musicais, desenhos, cartas e mapas, documentos oficiais como testamentos, registros comerciais, registros e transações imobiliárias, etc. O segundo objetivo é reunir e estudar as informações disponíveis sobre questões de conservação arquivística desde o século XIV, como uma prova de preocupação a longo prazo para as sociedades europeias, associada aos processos de formação do Estado.

 

O projecto IRONIC integra uma equipa multi e interdisciplinar que engloba as áreas de história, cultura escrita, arquivo, ciências da conservação, restauro e química de modo a  melhorar o estudo do processo de corrosão da tinta ferrogálica, os seus efeitos sob dois pontos de vista distintos mas correlacionados: material e histórico. De uma perspectiva histórica e arquivística, as informações sobre significado, manutenção e protecção da fonte escrita estão dispersas, se não perdidas. Ao realizar um levantamento da colecção escrita do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), este projecto tem como objectivo:

 

1) elaborar uma avaliação dos critérios que teriam justificado as transcrições de alguns documentos, considerando não apenas o valor da informação escrita, mas também o estado de conservação do suporte;

2) identificar os regulamentos dos procedimentos do Arquivo para conservação do património documental;

3) encontrar directrizes para os técnicos de arquivo, protocolos de acção, organogramas e deveres de conservação e;

4) relacionar as práticas arquivísticas à conservação de manuscritos e organização arquivística como evidências de poder. Paralelamente, técnicos do ANTT, selecionarão um conjunto de documentos onde o processo de corrosão da tinta é identificado. Esta colaboração fornecerá amostras históricas para validar o kit de tratamento IRONIC e, simultaneamente, permitirá que haja uma partilha dos seus conhecimentos para reconhecer o problema.

 

Os documentos serão analisados e caracterizados no Laboratório HERCULES - Universidade de Évora, a fim de distinguir as tintas e suportes utilizados. Ao mesmo tempo, a produção das amostras padrão que imitam amostras reais será feita usando técnicas históricas. Este material será posteriormente utilizado para entender o processo de corrosão da tinta e como ela degrada o papel - um passo crucial durante este projecto para desenvolver o tratamento do kit IRONIC.

 

A equipa IRONIC trabalhará directamente com uma equipa de investigadores do Instituto de Ciência de Materiais de Aragón (ICMA), que usará polioxometalatos (POMs) como eliminadores de radicais para impedir e evitar corrosão da tinta a longo prazo.

No final deste projecto, a ferramenta nanotecnológica optimizada será feita na forma de um kit, a ser validado com amostras reais. O risco tecnológico elevado neste tipo de projecto multidisciplinar é assim compensado pelo elevado ganho tecnológico e social que a sua realização proporcionará. O impacto académico do projecto IRONIC baseia-se no aumento da compreensão académica de materiais nanohíbridos, mas também na quebra das fronteiras do conhecimento, aplicando novos tipos de nanomateriais ao grande desafio social que é a conservação do património cultural.

 

 

Equipa

 

 

 

Ana Claro   .   Coordenadora  

David Martín Marcos   .    Coordenador

André Filipe Neto (CHAM)

Alexandra Vidal

Carla Lobo (ANTT / DGLAB)
Jesús Martinez de la Fuente (ICMA / CSIC | UNIZAR)
Matija Strlic (UCL)
Rita Marquilhas (CLUL / UL)
Scott Mitchell (ICMA / CSIC | UNIZAR)
Teresa Alexandra Ferreira (HERCULES / UÉ)