Código . PIPA/2022/S-08489
Início . 2022
Duração . 36 meses
Investigador Principal . João Muralha Cardoso (CHAM)
Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa
Unidade de Investigação Principal
CHAM - Centro de HumanidadesInstituição Coordenadora
NOVA FCSHParcerias
Fundação Côa-ParqueAssociação cultural, desportiva e recreativa de Freixo de Numão

O ArqueoVento estuda as comunidades da Pré-história Recente que se movimentavam na paisagem do actual Alto Douro e que "inscreviam" nessa paisagem um conjunto de marcas (intencionais ou não), que hoje começamos a percepcionar e a estudar; a monumentalização perdurável de alguns sítios arqueológicos, a quase invisibilidade de outros, a sua variabilidade de implantações geomorfológicas e as suas temporalidades. Esta diversidade corresponderia à criação específica de um território, onde uma identidade de comunidade parece afirmar-se e a consolidação do processo agro-pastoril parece estar a acontecer.
Objectivos
O principal objectivo do projecto é perceber melhor o que foi Castanheiro do Vento — a sua arquitectura, as diferentes fases de ocupação, a organização interna do espaço e os materiais aí encontrados —, e isso faz-se escavando.
Nos últimos anos, o projecto tem também procurado transformar esta escavação numa escavação-escola: um espaço de formação prática, onde estudantes de Arqueologia possam dar os primeiros passos no trabalho de campo e, muitas vezes, desenvolver investigações académicas sobre o sítio ou sobre o território envolvente.
Américo Araújo (NOVA / FCSH)
Carlota Bóia Neto (NOVA / FCSH)
João Mateus (NOVA / FCSH)
Ana Margarida Vale (CITCEM – FL/UP)
Colaboradores
Cláudia Costa (ICArEHB – UA
Elin Figueiredo (CENIMAT/i3N – FCT NOVA)
João Pedro Veiga (CENIMAT/i3N – FCT NOVA)
Sérgio Gomes (CEAACP – FL/UC)