Santos Corpos — Um Atlas dos Corpi Santi em Portugal

Instituição Coordenadora

Universidade de Évora

CHAM — Centro de Humanidades

Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)

Universidade Católica Portuguesa

O projecto Corpos Santos pretende chamar a atenção para os corpi santi, um tipo particular de relicários de corpo inteiro que foram amplamente enviados para os países católicos ocidentais após a descoberta das catacumbas em Roma, para promover e fortalecer a prática religiosa, uma vez que também constituíam um sinal de poder e influência para aqueles que os encomendavam. O projecto tem como objectivo estabelecer discussões abrangentes sobre o impacto que esses objetos de culto tiveram na história da arte, na atmosfera cultural e na prática devocional em Portugal durante a Época Moderna, seguindo diferentes metodologias analíticas, desde a história até à química, e comparar os estudos de caso portugueses com outros em todo o mundo, especialmente na Itália. O projeto é composto por uma equipe multidisciplinar de historiadores, historiadores da arte, conservadores-restauradores e químicos.

Equipa

Teresa Ferreira (Laboratório Hércules-UÉ)   .   Coordenadora

Eduarda Silva Vieira (CITAR - Escola das Artes UCP)  .   Co - Coordenadora

António Camões Gouveia (CHAM)