2º Congresso Internacional em Lisboa do GIEIPC-IP21.09.2022 a 22.09.2022
O Liberalismo e a Imprensa Colonial
Lisboa

O século XIX iniciou-se com as lutas pela independência das colónias americanas face às monarquias coloniais europeias. As ideias de nação e de povo que as constitui, bem como a ideia de opinião pública que lhes confere uma identidade conjunta, davam uma nova consistência à literatura de todos os publicistas liberais dos inícios de oitocentos, resultante num vínculo reforçado entre pensamento e acção. Constituía este a base de uma nova forma de encarar a política, como saber e como método de compreensão do mundo.

Com este evento, o GIEIPC-IP pretende estabelecer uma ponte de compreensão entre esse debate liberal na imprensa, existente na época em que aconteceu, nas suas diversas ramificações a nível do império, e a representação do mesmo na actualidade.

Programa e Livro de Abstracts disponíveis aqui.

Adelaide Vieira Machado (CHAM)

Daniela Spina (CEComp- Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa/Università di Verona)

Duarte Braga (CEComp- Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Sandra Ataíde Lobo (CHAM)