Colóquio19.03.2019
Representações da diversidade sexual e de género na arte, literatura e media ibéricos e ibero-americanos
09h00-19h30 | Biblioteca Palácio Galveias | Entrada livre

Nesta jornada, académicos/as e artistas debruçam-se sobre diversas produções culturais da Península Ibérica e da América Latina (artes plásticas, literatura, zines, cinema, televisão e música), que desafiam o sistema patriarcal e heterocisnormativo, colocando a diversidade sexual e de género no foco de interesse. Serão abordados o potencial disruptivo destas obras, os espaços de liberdade que criam, mas também as suas limitações em sociedades em que a homo e transfobia, a nível intrapessoal, mas também institucional, continuam a ser um factor que dificulta não só as vidas das pessoas que vivem à margem dos padrões sociais mais normativos, mas também condicionam a produção, divulgação e circulação das diversas produções literárias ou artísticas que as possam representar. Assim, a jornada tenciona abrir um espaço de discussão para um público mais vasto, interessado na intersecção entre questões de género e sexualidade com a arte, a literatura e os media.

Isabel Araújo Branco, CHAM — Centro de Humanidades (Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores)

Doris Wieser, CEC-Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa)

Laura López Casado, CEC-Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa)

Teresa Veiga Furtado, CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística (Universidade de Évora)