Jornadas Internacionais26.11.2018 a 28.11.2018
O Mar no Imaginário Religioso: Cultos, Espaços, Representações
NOVA FCSH — Torre B, Auditório 1 (piso 1)

Ao longo da História, o Mar Oceano provocou sempre diferentes reacções no imaginário do Homem. Era um espaço de mistérios, de medos e do desconhecido. Por ele chegavam povos invasores, piratas e corsários, inundações e tempestades espalhando a destruição e o caos. Quem se atrevia a enfrentá-lo desafiava ainda outros perigos, como naufrágios ou um sem fim de monstros marinhos. Mas o Mar era também um espaço de aventura e riquezas, por onde se atingiam novos reinos, descobriam mercados exóticos e construíam grandes fortunas. No Mar ou à sua beira, o Homem pedia a intercessão divina, fosse para enfrentar os seus perigos, fosse para alcançar os seus sonhos. Invocava divindades, dedicava-lhes as embarcações, visitava os seus santuários, prestava culto, fazia as suas oferendas ou trazia consigo os seus símbolos. Por fim, escrevia ou contava a sua experiência, os seus temores ou as suas alegrias, contribuindo para alimentar o imaginário em torno do Mar.

A relação do Mar com a Religião representa um campo de estudo rico e promissor, mas ainda pouco explorado.

Nesse sentido, o Instituto de Estudos Medievais, o CHAM, o IHC, o IELT, no âmbito da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos», e o Centro de Estudos de História Religiosa da UCP dão início a um ciclo de colóquios anuais sobre esta temática.

Informações e inscrições

Inscrições abertas a partir de dia 1 de outubro, para o email: iem.geral@fcsh.unl.pt

Público em geral: 30€

Estudantes do ensino superior: 20€