Seminário Internacional07.12.2023 a 08.12.2023
Arquivo e Memória da Imprensa Cabo-Verdiana e Africana
Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde e online via ZOOM

Orador convidado: Pedro George (Universidade de Lisboa)

Por ocasião de mais um aniversário do início da imprensa em Cabo-Verde, com o lançamento do Boletim Oficial do Governo de Cabo-Verde em 1842, que naquela altura abrangia a Guiné, o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) promovem um seminário (presencial e online) dedicado ao tema «Arquivo e Memória da Imprensa Cabo-Verdiana e Africana», enquanto espaço dinâmico de encontro e ruptura das diversas visões de poder, de imposição e resistência. Aplicando o conceito de arquivo à constituição física e virtual de coleções de imprensa, temos um arquivo que permite uma abordagem colaborativa porque interdisciplinar, abrindo da colonialidade para a pós-colonialidade, e para as transformações epistémicas que as vivências vão trazendo quer como realidades, quer como possibilidades. Colaborativa, ainda, porque interage com a sociedade civil enquanto legado, património e memória.

O evento é híbrido e será transmitido via Zoom. Para assistir, envie um e-mail para arquivoememoria2023@gmail.com

José Borges Tavares (IANCV)
Adelaide Vieira Machado (CHAM )
Daniela Spina (CEComp)