1º Encontro Internacional 09.05.2024 a 10.05.2024
Lusófono de Literatura, Arquitetura e Património
Centro Cultural do Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde

Este evento tem como principal propósito homenagear Fátima Bettencourt (1938-) e Dina Salústio (1957-), duas escritoras naturais da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, procurando pensar esse espaço na sua diversidade de forma (inter)multidisciplinar, ou melhor, reflectir sobre nuances literários, arquitetónicos e patrimoniais de cada lugar e, imprimir naquilo que o distingue, alguma relevância e novos caminhos de leitura espacial e identitária. Isso porque, na verdade, vivemos tempos de crescente aceleração do quotidiano, a par de um esbatimento notável de barreiras disciplinares, impulsionadas pelas forças multidirecionais da globalização que, em certa medida, contribuem para a perpetuação de uma matriz ocidental e eurocêntrica. A multidirecionalidade de pressões a que todos tendemos a nos sujeitar, contribui para uma uniformização global dos povos, para normas globais, em muito impulsionadas por critérios economicistas.

Programa disponível aqui.

Hilarino Carlos Rodrigues da Luz (CHAM – NOVA FCSH, Portugal)
Inês Alves (Universidade Jean Piaget de Cabo Verde)
Luís Filipe Rodrigues (Universidade de Santiago, Cabo Verde)