
Neste webinar propomos um diálogo que pretende ser, em simultâneo, crítico e construtivo, sobre os contornos da gestão cultural em Portugal. Serão levantadas questões relacionadas com a formação na área, o perfil dos seus profissionais, a estruturação das instituições culturais e a relação com os diferentes públicos. Através de exemplos concretos como os recentes concursos para a direção de museus ou a forma como se desenham planos de gestão, pretende-se discutir o estado atual do setor e pensar caminhos para uma gestão mais integrada, inclusiva e eficaz. A conversa será moderada por Sofia Figueiredo-Persson, arqueóloga e gestora cultural, e contará com a participação de dois convidados com experiências complementares a nível nacional e internacional.
Oradores Convidados
Jordi Pardo. Diretor-geral da Fundação Pau Casals e sócio fundador da Nartex Barcelona. Consultor internacional em gestão cultural, trabalhou com a UNESCO e a Comissão Europeia. Desenvolveu projetos de regeneração urbana e desenvolvimento territorial em mais de 20 países. Atualmente dirige a Fundação Pau Casals e preside ao Cercle de Cultura.
Rui Parreira. Arqueólogo e gestor cultural, com mais de 40 anos dedicados à valorização do património em Portugal. Foi diretor de serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Algarve e liderou projetos emblemáticos como a musealização dos monumentos de Alcalar e a reabilitação da Fortaleza de Sagres.
Sofia Figueiredo-Persson (moderação). Arqueóloga, gestora cultural e investigadora integrada no CHAM. Dirigiu o Museu do Côa e coordenou projetos de investigação, gestão e mediação cultural, com foco no património e na cultura como motores para o desenvolvimento sustentável.
Coordenação
Isabel Soares de Albergaria (CHAM)
Organização
CHAM Açores
Grupo de investigação «Arte, História e Património»
Abstract (.pdf)
Cartaz (.pdf)