.jpg)
Ilustração: Miguel Repiso
Após as edições realizadas em Paris, em 2022, sob a indagação Humor em crise?, e em Lille, em 2024, com a provocação O fim do humor?, o XXII Congresso da Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico propõe uma inflexão significativa no percurso temático dos últimos anos. A edição de 2026 pretende afirmar que o humor não só resistiu às múltiplas crises que marcaram a contemporaneidade, como permanece ativo, pertinente e em constante renovação. Sob o título O Riso Contra-ataca. O Humor num Mundo Virado do Avesso, o congresso assume que o riso continua a representar um recurso decisivo de lucidez e crítica em contextos de instabilidade e desordem.
Esta proposta configura-se como uma pausa irónica e reflexiva, uma tentativa de recuperar o fôlego e reafirmar a vitalidade do humor enquanto forma de resistência. Rir, nesse contexto, equivale a um gesto de resiliência simbólica diante da gravidade dos acontecimentos que atravessam o presente. A programação do evento abrangerá contribuições de investigadores das mais diversas áreas do conhecimento, como História, Literatura, Linguística, Artes Gráficas, Direito, Sociologia, Psicologia, Educação, Antropologia, Filosofia ou Comunicação, com o intuito de examinar as múltiplas linguagens e suportes em que o humor se manifesta e opera como força de desestabilização de discursos hegemónicos, contestação de fanatismos e reativação do pensamento crítico.
Num cenário global frequentemente descrito como caótico e fragmentado, o humor mantém-se como uma forma ativa de leitura e intervenção. Nesse espírito, o XXII Congresso reafirma a importância do humor como ferramenta intelectual e cultural capaz de devolver complexidade à experiência humana.
A Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico tem-se afirmado, desde sua fundação em 1996, como um espaço privilegiado de intercâmbio académico, pesquisa interdisciplinar e reflexão crítica sobre o humor nas suas múltiplas manifestações e contextos socioculturais. O congresso inaugural foi realizado em Filadélfia, nos Estados Unidos, marcando o início de uma trajetória que se expandiu por diversos países das Américas e da Europa. Desde então, os encontros anuais (bianuais depois da pandemia) da sociedade foram sediados em centros académicos de prestígio, em cidades como Montréal e Sudbury (Canadá); San Juan de Porto Rico; Santiago do Chile; São José da Costa Rica; Cidade do México, Monterrey, Guadalajara, La Paz (México); Minneapolis, Kansas City, Honolulu (EUA); Lisboa (em 2013); além de duas edições no Brasil — em Cuiabá e Araraquara — e nas cidades francesas de Paris e Lille.
Os congressos têm atraído investigadores de diversas áreas das Humanidades e Ciências Sociais, como Literatura, Linguística, Artes Gráficas, Artes Performativas, História, Comunicação, Direito, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia ou Educação, interessados em compreender o humor como fenómeno complexo, atravessado por tensões culturais, sociais e políticas. Com abordagem ampla e contemporânea, os congressos têm discutido o humor em suportes diversos — literatura, teatro, cinema, música, caricatura, banda desenhada e humor gráfico em geral, plataformas digitais, televisão, imprensa, performance — e nas suas relações com temas como identidade, género, poder, resistência, estética e linguagem.
Localização e aspetos organizativos
O Congresso da ISLHHS de 2026 terá lugar no Campus Almada Negreiros da Universidade NOVA de Lisboa, no centro de Lisboa. As sessões de trabalho decorrerão ao longo de três dias, de quarta-feira, 3 a sexta-feira, 5 de Junho de 2026, sendo o dia de sábado, 6 de junho, dedicado a um programa social a anunciar. O Congresso incluirá uma recepção aos participantes, pausas para café, o jantar do Congresso e o serão dedicado ao humor.
O programa do congresso e todas as atualizações serão comunicados através dos websites do CHAM e da ISLHHS e respetivas redes sociais.
Convidamos à apresentação de propostas de comunicações que explorem (embora não se limitem aos) seguintes tópicos:
1. O humor contra-ataca da perspetiva dos estudos literários
2. O humor contra-ataca da perspetiva dos estudos linguísticos
3. O humor contra-ataca da perspetiva das artes performativas, incluindo teatro, cinema, música, stand up comedy
4. O humor contra-ataca da perspetiva das artes gráficas, incluindo cartoon, caricatura, banda desenhada, quadrinhos, charges, memes
5. O humor contra-ataca da perspetiva dos estudos de comunicação e de media/mídia, incluindo a imprensa escrita, televisão, rádio, plataformas digitais, redes sociais
6. O humor contra-ataca da perspetiva da filosofia e da estética
7. O humor contra-ataca da perspetiva da história
8. O humor contra-ataca da perspetiva da sociologia
9. O humor contra-ataca da perspetiva da psicologia
10. O humor contra-ataca da perspetiva da antropologia
11. O humor contra-ataca da perspetiva do direito e da política
12. O humor contra-ataca da perspetiva dos estudos da educação
Informação útil:
Propostas de comunicações (título, 5 palavras-chave e um resumo até 250 palavras, além de uma curta nota biográfica do autor) devem ser enviadas até 5 de dezembro de 2025 para o seguinte endereço do Congresso:
xxiicongressohumor@gmail.com
Até 1 de março de 2026 a Comissão Organizadora informará os interessados sobre a aceitação ou não aceitação das propostas. As propostas aceites poderão ser apresentadas em português, espanhol ou inglês (comunicações de 20 minutos).
A participação no Congresso (presencial ou online) está aberta aos membros da ISLHHS.
Para se tornar membro da ISLHHS o interessado deverá preencher o formulário de inscrição e pagar uma quota no valor de U$40 ou o equivalente em euros segundo o câmbio do dia da inscrição (informações sobre a forma de pagamento serão enviadas com a aceitação da proposta).
No final do Congresso será anunciado o modo de publicação de uma seleção de comunicações apresentadas (de acordo com o processo de revisão de pares dupla cega).
Contacto
Para qualquer informação sobre o congresso contactar para o e-mail xxiicongressohumor@gmail.com
Comissão Organizadora
João Pedro Ferreira, CHAM, vice-president ISLHHS
Paulo Jorge Fernandes, IHC NOVA FCSH
Thaís Leão Vieira, UFMT
Dorothée Chouitem, Sorbonne Université
Organização
CHAM / NOVA FCSH
ISLHHS
IHC IN2PAST
Call for papers (.pdf)