
O CHAM participa na Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2025) com um conjunto de actividades que dão a conhecer projectos em curso:
Monstros Marinhos (4-Oceans)
Entre monstros marinhos e sereias curiosas, viajamos até aos séculos XVI e XVII, quando os oceanos ainda eram mapas inacabados e os livros se enchiam de criaturas fantásticas.
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
ANIMALx: à descoberta dos animais na história de Lisboa
Lisboa conta a sua história não apenas através de pessoas e pedras, mas também pelas pegadas que ficaram na calçada. Cavalos, gatos, cães, pardais, sardinhas - os animais sempre fizeram parte da vida da cidade, visíveis tanto nos documentos antigos como nos azulejos que ainda decoram as ruas.
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
Povos e Culturas. Um mundo conectado na era das navegações, Iberian Patronages
Muito antes de falarmos em globalização, os oceanos já ligavam continentes, pessoas e tradições. Nos séculos XVI e XVII, o mundo foi-se transformando num imenso mosaico de culturas, onde Lisboa, Goa, Luanda, Macau e tantas outras cidades eram nós de uma mesma rede.
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
Entrelaçando os conhecimentos indígenas no museu, EDGES
A actividade propõe uma reflexão sobre a exposição permanente "Plantas e Povos", articulando-a a documentos do século XVIII sobre a circulação de plantas e raízes. O roteiro, centrado nos itens das Américas, convida o público a refletir a partir de questões como: De onde vêm estes objectos? Como chegaram a Lisboa? O que são e/ou o que foram? Quais os seus usos e significados? O que nos ensinam e como podem ser compreendidos hoje? — estimulando uma leitura crítica sobre os saberes e as histórias que os objetos expressam.
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
ANIMALx: na Pint of Science
Apresentação do projecto exploratório FCT ANIMALx – Animais de Lisboa e da acção de ciência cidadã À descoberta dos animais de Lisboa.
Marina de Oeiras
Website: https://noitedosinvestigadores.org/