Código . 101130077
Início . 2024
Duração . 48 meses
Investigador Principal . Pablo Ibáñez Bonillo
Website: http://edgesproject.com/
Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA)Unidade de Investigação Principal
CHAM - Centro de HumanidadesInstituição Coordenadora
Universidade Nova de LisboaParcerias
Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa
Universidad Nacional de San Martín
Universidad Mayor de San Andrés
Universidad Andina Simón Bolívar, sede Quito
Pontificia Universidad Católica del Perú
Universidade Federal do Amazonas
Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social
Os conhecimentos indígenas são cruciais para enfrentar as actuais crises globais, tais como as alterações climáticas, a perda da diversidade biocultural e o aumento dos nacionalismos xenófobos. Este momento histórico exige um pensamento e uma ação multicêntricos e a conjugação dos conhecimentos indígenas e académicos. As universidades devem ser relevantes no desenvolvimento do saber, da educação e das directrizes políticas.
Embora existam esforços para promover o diálogo com os saberes indígenas, estas experiências continuam a ser insuficientes, actuando apenas em contextos locais e não se revelaram estruturalmente transformadoras. Como podemos questionar os enquadramentos existentes e desenvolver novos e efectivos cruzamentos de saberes que partem de diversas epistemologias?
Objectivos
EDGES aborda esta questão através de seis camadas analíticas diferentes com a participação significativa de investigadores académicos indígenas e a colaboração de intelectuais e peritos indígenas. Para concretizar este objetivo, EDGES cria uma rede sustentável e disciplinarmente diversificada, com mais de 150 investigadores de 18 universidades europeias e americanas, e uma PME. O projeto contribui para uma abordagem pluralista e multidimensional da produção de conhecimentos, promovendo a investigação e a divulgação de conhecimentos através de simpósios, workshops, mini-cursos, publicações científicas de acesso livre, recomendações políticas e conteúdos para as redes sociais. O projecto criará ferramentas analíticas para as universidades, escolas e comunidades desenvolverem um diálogo crítico com os povos indígenas e outras minorias culturais, promovendo os conhecimentos indígenas nas práticas e nos currículos universitários, e contribuindo assim para a educação das gerações futuras, para a melhoria das políticas e para a renovação da ciência.
Pablo Ibáñez Bonillo . Investigador principal
Rodrigo Lacerda (CRIA/NOVA FSCH) . coordenador
Camila Ferreira Marinelli (University of St Andrews) . coordenadora
António Granado (ICNOVA/NOVA FCSH))
Carla Nave (NOVA FCSH)
Felipe Oliveira (CHAM)
Isabel Gomes de Almeida (CHAM)
Isabel Araújo Branco (CHAM)
Mariana Boscariol (CHAM)
Mariana Meneses M. (CHAM)
Pablo Sánchez Leon (CHAM)
Paulo Nuno Vicente (iNOVA Media Lab)
Pedro Cardim (CHAM)