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EDGES. Entangling Indigenous Knowledges in Universities
 

 

 

Código   .  101130077
Início   .   2024
Duração   .   48 meses
Investigador Principal   .   Pablo Ibáñez Bonillo

 

Website: http://edgesproject.com/

 

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA)
 

Unidade de Investigação Principal

CHAM - Centro de Humanidades
 

Instituição Coordenadora

Universidade Nova de Lisboa
 

Parcerias

Univerité Paris Nanterre

Universidad Pablo de Olavide

Philippes Universität Marburg

Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa

Helsingin Yliopisto

Université Libre de Bruxelles

Intermedia Producciones SL

Universidad Nacional de San Martín

Universidad Mayor de San Andrés

Universidad Andina Simón Bolívar, sede Quito

Pontificia Universidad Católica del Perú

Universidad de los Andes

Universidad de Chile

University at Buffalo

Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Pará

Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social

University of St Andrews

 

 

 

Os conhecimentos indígenas são cruciais para enfrentar as actuais crises globais, tais como as alterações climáticas, a perda da diversidade biocultural e o aumento dos nacionalismos xenófobos. Este momento histórico exige um pensamento e uma ação multicêntricos e a conjugação dos conhecimentos indígenas e académicos. As universidades devem ser relevantes no desenvolvimento do saber, da educação e das directrizes políticas.

Embora existam esforços para promover o diálogo com os saberes indígenas, estas experiências continuam a ser insuficientes, actuando apenas em contextos locais e não se revelaram estruturalmente transformadoras. Como podemos questionar os enquadramentos existentes e desenvolver novos e efectivos cruzamentos de saberes que partem de diversas epistemologias?

 

Objectivos

 

EDGES aborda esta questão através de seis camadas analíticas diferentes com a participação significativa de investigadores académicos indígenas e a colaboração de intelectuais e peritos indígenas. Para concretizar este objetivo, EDGES cria uma rede sustentável e disciplinarmente diversificada, com mais de 150 investigadores de 18 universidades europeias e americanas, e uma PME. O projeto contribui para uma abordagem pluralista e multidimensional da produção de conhecimentos, promovendo a investigação e a divulgação de conhecimentos através de simpósios, workshops, mini-cursos, publicações científicas de acesso livre, recomendações políticas e conteúdos para as redes sociais.  O projecto criará ferramentas analíticas para as universidades, escolas e comunidades desenvolverem um diálogo crítico com os povos indígenas e outras minorias culturais, promovendo os conhecimentos indígenas nas práticas e nos currículos universitários, e contribuindo assim para a educação das gerações futuras, para a melhoria das políticas e para a renovação da ciência.

 

 

Equipa
 

 

 

Pablo Ibáñez Bonillo . Investigador principal

Rodrigo Lacerda (CRIA/NOVA FSCH) . coordenador

Camila Ferreira Marinelli (University of St Andrews) . coordenadora

 

António Granado (ICNOVA/NOVA FCSH))

Carla Nave (NOVA FCSH)

Felipe Oliveira (CHAM)

Isabel Gomes de Almeida (CHAM)

Isabel Araújo Branco (CHAM)

Mariana Boscariol (CHAM)

Mariana Meneses M. (CHAM)

Pablo Sánchez Leon (CHAM)

Paulo Nuno Vicente (iNOVA Media Lab)

Pedro Cardim (CHAM)