EDGES. Entangling Indigenous Knowledges in Universities

Website: http://edgesproject.com/

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA)

Unidade de Investigação Principal

Universidade Federal do Pará

Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social

University of St Andrews

Os conhecimentos indígenas são cruciais para enfrentar as actuais crises globais, tais como as alterações climáticas, a perda da diversidade biocultural e o aumento dos nacionalismos xenófobos. Este momento histórico exige um pensamento e uma ação multicêntricos e a conjugação dos conhecimentos indígenas e académicos. As universidades devem ser relevantes no desenvolvimento do saber, da educação e das directrizes políticas.

Embora existam esforços para promover o diálogo com os saberes indígenas, estas experiências continuam a ser insuficientes, actuando apenas em contextos locais e não se revelaram estruturalmente transformadoras. Como podemos questionar os enquadramentos existentes e desenvolver novos e efectivos cruzamentos de saberes que partem de diversas epistemologias?

Objectivos

EDGES aborda esta questão através de seis camadas analíticas diferentes com a participação significativa de investigadores académicos indígenas e a colaboração de intelectuais e peritos indígenas. Para concretizar este objetivo, EDGES cria uma rede sustentável e disciplinarmente diversificada, com mais de 150 investigadores de 18 universidades europeias e americanas, e uma PME. O projeto contribui para uma abordagem pluralista e multidimensional da produção de conhecimentos, promovendo a investigação e a divulgação de conhecimentos através de simpósios, workshops, mini-cursos, publicações científicas de acesso livre, recomendações políticas e conteúdos para as redes sociais.  O projecto criará ferramentas analíticas para as universidades, escolas e comunidades desenvolverem um diálogo crítico com os povos indígenas e outras minorias culturais, promovendo os conhecimentos indígenas nas práticas e nos currículos universitários, e contribuindo assim para a educação das gerações futuras, para a melhoria das políticas e para a renovação da ciência.

Equipa

Pablo Ibáñez Bonillo . Investigador principal

Rodrigo Lacerda (CRIA/NOVA FSCH) . coordenador

Camila Ferreira Marinelli (University of St Andrews) . coordenadora