Seminário Permanente15.10.2021
Estudos sobre a Amazónia
11h00 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 209 PENSAR NO LUGAR, PENSAR NO MUNDO: Em torno das coleções etnográficas de museus franceses, por Egidia Souto, Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3

Esta apresentação pretende ser um espaço de debate em torno da questão do “museu humanista” defendida por Nathalie Bondil. O objectivo é partilhar alguns resultados do projeto COLAM / OPUS "Coleções dos outros e memórias de encontros", levado a cabo entre Maio e Junho de 2018 com Pascale de Robert e Brigitte Thiérion. Bem como sobre a exposição «Waraná/Guaraná Sabedoria e arte de um Povo Amazônico», na Universidade da Sorbonne Nouvelle (Novembro 2019). E numa perspectiva comparatista abordar outra experiência de terreno no Senegal, no âmbito da exposição Masques/Mémoires Afrique et Amériques (2012).

Moderação: Maria Adelina Amorim

Maria Adelina Amorim  (CHAM)
Pablo Ibáñez-Bonillo  (CHAM)

Cartaz (.pdf)