As revistas modernistas foram os compères afamados da Semana de Arte Moderna de 22.
Klaxon, Estética, A Revista, Terra Roxa e Outras Terras, Verde e Revista de Antropofagia tornaram-se os órgãos do modernismo que firmaram uma cultura nova e viva, sabiamente nacional e cosmopolita.
A reprodução em fac-simile destes periódicos, com origem paulista, carioca e mineira, conheceu várias versões, ao mesmo tempo que a sua leitura passou a ocupar lugar central na história das artes e das letras contemporâneas.
Os seis websites, agora publicados - como resultado da colaboração entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa - pretendem renovar este interesse amplamente compartilhado de acordo com a virtude própria do estado atual da arte da edição digital.
Facultam quer o acesso universal às coleções reproduzidas quer a consulta do seu teor através de oito índices – autores, conceitos, assuntos, nomes e obras citados e lugares - de modo simples ou avançado, por título ou de forma agregada. Juntam-se, ainda, numerosos documentos, testemunhos e estudos.
Interventions
Luís Andrade (CHAM)
Tania Regna de Luca (UNESP)
Ana Luiza Martins (Condephaat)
António Dimas (USP/BBM)
Organization
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Seminário Livre de História das Ideias (Web)