O que se descobre nas Humanidades
O CHAM propõe um conjunto de actividades a desenvolver na Noite Europeia de Investigadores que mostram de forma descontraída os resultados de pesquisas em curso, reflectindo a diversidade dos possíveis caminhos dos cientistas destas áreas.
Actividade 1: «Quem não quer ser infanta não lhe veste o vestido»
A actividade parte da confecção de um vestido para uma mulher de elite do século XVI. Através de jogos com imagens e respostas de escolha múltipla, pretende-se transferir conhecimento sobre a história do vestuário.
Equipa: Carla Alferes Pinto (coordenação)e restante equipa do projecto VESTE.
Actividade 2: «Diáspora sefardita? O que é isso?»
Partimos à descoberta do que foi a diáspora sefardita ocidental e dos seus protagonistas através de jogos interactivos. Quem é quem na história da diáspora sefardita? Onde param os judeus sefarditas?
Equipa: Carla Vieira (coordenação) e restante equipa do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap.
Actividade 3: «Militares da batalha de Alcácer Quibir: actividade de animação».
Recriação do exército que o rei D. Sebastião levou a Marrocos e travou a batalha de Alcácer Quibir. Os visitantes podem experimentar peças do equipamento. Com a participação de animadores da Associação de Recriadores e Colecionadores de Armas Históricas de Portugal (ARCAHP).
Equipa: Edite Alberto (coordenação) e restante equipa do projecto MOVING CITY.
Actividade 4: «Baleias, sereias, navios e cargas»
Através da História e da Arqueologia e das suas metodologias, exploramos o nosso passado com os Oceanos. Com e sem água, esta actividade lúdica torna-se interessante para todas as idades. Actividade dos projectos 4-Oceans, Concha e Cátedra UNESCO.
Equipa: Cristina Brito (coordenação) e restante equipa do 4-Oceans, Concha e Cátedra UNESCO.