PT EN
Alexandra Pelúcia


 

Postdoctoral Researcher   .   Assistant Professor at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

 

Contact

 

Research Group

Environment, Interactions, and Globalisation

 

ORCID

0000-0002-8396-9751

 

Ciência ID

1D13-7545-A450

 

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

 

 

Alexandra Pelúcia é Doutora em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (2007), pela NOVA FSCH. Exerce funções como Professora Auxiliar do Deptº. de História da mesma instituição, leccionando diversas unidades curriculares nas áreas da História da Expansão Portuguesa e da História da Ásia. Possui ainda experiência internacional de ensino na Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e na Universidade Nacional da Colômbia.

Tornou-se investigadora do CHAM em 1995, integrando a respectiva direcção entre Novembro de 2004 e Abril de 2018. Assegura a coordenação científica da "Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa", criada e desenvolvida por esta unidade de investigação (www.fcsh.unl.pt/cham/eve).

Os seus interesses científicos estão centrados na Expansão Portuguesa na Ásia e nas dinâmicas de comportamento social e político das elites nobiliárquicas, tanto em Portugal como no contexto do Império. Neste âmbito, dirigiu o projecto "Na Privança d'El-Rei: Relações Interpessoais e Jogos de Facções em Torno de D. Manuel I", financiado pela FCT (EXPL/EPH-HIS/1720/2013).

Entre as suas publicações estão os livros "Martim Afonso de Sousa e a sua Linhagem. Trajectórias de uma Elite nos Reinados de D. João III e D. Sebastião" (2009), "Corsários e Piratas Portugueses. Aventureiros nos Mares da Ásia" (2010) e "Afonso de Albuquerque. Corte, Cruzada e Império" (2016).

 

The contens of this page are responsability of the reseacher.