PT EN
 
Teresa Nobre de Carvalho


 

Postdoctoral Researcher .  Postdoctoral fellow . FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

 

Contact

tercarvalho@gmail.com
 

Research Group

Environment, Interactions, and Globalisation

 

 

ORCID

0000-0002-5294-4068

 

CIÊNCIA ID

231B-C5A9-7D3C

 

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

 

 

É bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia com um projecto no qual analisa a aquisição, apropriação e circulação do saber relativo ao ananás – Ananas comosus – nos séculos XVI-XVIII. Na sua investigação examina ainda os desafios científicos, ambientais e culturais provocados pela circulação e aclimatação transcontinental deste fruto tropical.

 

É doutorada em História e Filosofia das Ciências (Universidade de Lisboa, 2013) com uma dissertação sobre o impacto da obra de Garcia de Orta, Colóquios dos Simples e Drogas e Cousas Medicinais da Índia (Goa, 1563), na Ciência da Idade Moderna. É licenciada em Engenharia Agronómica (ISA/UTL, 1987) e mestre em Protecção Integrada (ISA/UTL, 1996).

 

É autora de numerosas publicações e conferências sobre os temas da sua investigação. A versão da tese de doutoramento – Os desafios de Garcia de Orta. Colóquios dos Simples e Drogas da Índia (Lisboa: Esfera do Caos, 2015) foi distinguida com uma menção honrosa do Prémio “Almirante Teixeira da Mota” (Academia de Marinha, 2014).

 

Colaborou na organização e  curadoria, de diferentes exposições, de entre as quais se destacam: 360º - Ciência Descoberta (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013); As flores do Imperador. Do Bolbo ao tapete (Fundação Calouste Gulbenkian, 2018) e O mundo visto dos Oceanos: A primeira viagem à volta do mundo traçada pelas colecções da Sociedade de Geografia de Lisboa (Sociedade de Geografia de Lisboa, 2019).

 

The contens of this page are responsability of the reseacher.