PT EN

 

Estudio de Materiales Arqueológicos de la intervención de las Murallas Reales
 

 

 


Início   .   2013
Duração   .   13 meses
Investigador Principal   .   André Teixeira (CHAM)

 

 

Instituições

 

Entidade(s) Financiadora(s)

Consejeria de Educacion, Cultura y Mujer
 

Instituição Coordenadora

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

 

Unidade de Investigação

CHAM — Centro de Humanidades

 

Apoios

Jomasa

 

Há cerca de uma década que se vem investigando o complexo patrimonial das Muralhas Reais de Ceuta, uma sucessão de dispositivos defensivos sobrepostos, desde a Antiguidade à Idade Moderna. Em 2012 realizou-se uma vasta campanha arqueológica, com o objectivo de escavar todo o enchimento de terras existentes entre a muralha islâmica e a portuguesa, na zona onde se havia já detectado a porta califal. O CHAM integrou este projecto no âmbito da investigação desencadeada por estas intervenções arqueológicas, nomeadamente no estudo dos materiais de época portuguesa.

 

Objectivos

Tratamento, inventário, estudo, conservação parcial e publicação dos materiais arqueológicos recolhidos durante a intervenção arqueológica nas Muralhas Reais pertencentes ao período de ocupação portuguesa da cidade, incluindo cerâmica, vidro, osso, madeira, couro e metal. Almeja-se uma melhor compreensão da ocupação portuguesa desta cidade, bem como da cultura material da região em torno do Estreito de Gibraltar nos séculos XV e XVI.

Este trabalho será acompanhado de actividades de divulgação junto da comunidade, como conferências e oficinas de arqueologia.

 

 

 

Equipa
 

 

 

André Teixeira   .   Coordenador  

Alexandra Gomes

Andreia Machado

Cátia Charters

Gonçalo Correia Lopes (CHAM)

Joana Bento Torres (CHAM)

Luís Serrão Gil (CHAM)