D. Jaime de Bragança: de Vila Viçosa a Azamor

Início   .   2013
Duração   .   36 meses
Investigador Principal   .   Nuno Senos (NOVA FCSH)

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Fundação da Casa de Bragança

Unidade de Investigação Principal

CHAM — Centro de Humanidades

Exilado por D. João II, para Espanha quando era ainda criança, na sequência da queda em desgraça da sua Casa, D. Jaime de Bragança regressou a Portugal já sob D. Manuel tornando-se então no primeiro dos aristocratas do reino, herdeiro temporário do rei, e herói de Azamor, cuja conquista liderou e custeou. O duque foi também o romanesco assassino da primeira mulher, acusada de adultério, o místico de simpatias capuchas que se quis fazer frade, e o émulo arquitectónico do seu rei, tendo, tal como este, mandado construir um palácio manuelino.

Aparentemente, sabemos muito sobre D. Jaime. Mas as aparências, como se sabe, por vezes enganam. Investigações recentes sobre o seu filho, D. Teodósio, indiciam uma figura mais complexa do que aquela que a imagem do príncipe gótico deixa entrever. Este projecto vai questionar estas aparências, estudando a biografia do duque, as suas estratégias políticas e patrimoniais, a sua vida cultural e as suas escolhas arquitectónicas manifestas nos vários edifícios, seculares, militares e religiosos que encomendou.

Objectivos

Este projecto inclui um estudo biográfico do duque, incluindo os seus percursos, as suas escolhas políticas e as suas decisões patrimoniais. Inclui também um estudo dos edifícios encomendados pelo duque – desde o Paço Ducal de Vila Viçosa, aos vários castelos que custeou em Portugal e em Marrocos, e às várias fundações religiosas que se lhe devem – apoiado por campanhas arqueológicas e análises materiais dos edifícios. Está também em curso um estudo do arquitecto Francisco de Arruda, responsável por algumas das obras que o duque encomendou.

Equipa

Nuno Senos    .    Coordenador

Alexandre Nobre Pais (Museu Nacional do Azulejo)

André Teixeira (CHAM)