PT EN
Colóquio Internacional11.03.2022
A Circulação da Cultura Impressa em Português. Colecções editoriais nos séculos XIX e XX.
09h30 | Biblioteca Nacional de Portugal (presencial e online); 18h00 | Padaria do Povo (Campo de Ourique)

 

Investigações originais de perspectiva transcontinental e a memória de experiências contemporâneas em torno da escrita, edição, difusão e leitura de coleções editoriais dos séculos XIX e XX serão apresentadas no próximo dia 11 de Março, durante o I Colóquio Internacional "A Circulação da Cultura Impressa em Português", numa realização do CHAM, IHC NOVA FCSH e Fiocruz, com apoio da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Durante a manhã e a tarde, a programação decorre na BNP, com a conferência de abertura "Gostos literários e o gosto do público no século XIX", proferida por Maria Manuela Tavares Ribeiro, professora catedrática da Universidade de Coimbra. A mediação da cultura científica no século XIX e a difusão do conhecimento por meio de coleções editoriais de grande circulação entre Portugal e Brasil serão também discutidas durante a manhã. Em torno do tema “Património editorial e gentes do livro”, a mesa da tarde reúne estudos que incluem o caso da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e o do espólio do editor português António de Sousa Pinto (1901-1987).

O evento conta ainda com o debate "Coleções humanistas em Portugal: a memória de experiências contemporâneas", na Padaria do Povo (Campo de Ourique), reunindo os casos das coleções da Biblioteca Cosmos, Edições Seara Nova, Edições Base e Livros Outro Modo.

 

O Colóquio na Biblioteca Nacional de Portugal poderá ser acompanhado online. Para isso, é preciso realizar a inscrição pelo link:  https://forms.gle/4vFoH9jPstbEry7NA . Presencialmente, a entrada é livre e não sujeita a inscrição.

 

 

Comissão Organizadora

Nuno Medeiros (IHC – NOVA FCSH e FLUL)
Débora Dias (CHAM)
João Pedro Rosa Ferreira (CHAM)
Josiane Alcântara (IHC – NOVA FCSH e Fiocruz)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

IHC / NOVA FCSH

Fiocruz

 

Apoio

Biblioteca Nacional de Portugal

 

 


Programa (.pdf)