VII Congresso Internacional15.05.2024 a 18.05.2024
Sociedad de Estudios de la Cerámica Antigua en Hispania(SECAH)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Cerâmica nos complexos portuários marítimos da Península Ibérica: séculos IV a.C. a VIII d.C.

Passados 14 anos sobre a fundação da Sociedad de Estudios de la Cerámica Antigua en Hispania (SECAH), propomos a organização do seu principal evento bienal em Lisboa, depois de uma primeira edição em território português, levada a cabo em Braga, no ano de 2013. Este encontro ocorre igualmente dois anos passados do VI congresso, organizado em Zaragoza e dedicado ao tema Cursos fluviais na Hispania, vias de comércio cerâmico.

A edição de 2024 propõe-se assim ser tematicamente complementar, dando primazia aos estudos dedicados às áreas portuárias marítimas e baixo-fluviais, bem como aos centros de consumo deles dependentes, na curta, média e longa-distância. A localização de Lisboa e da antiga cidade de Olisipo, em plena costa atlântica ocidental da Hispania, invoca também a centralidade da discussão das relações entre o Atlântico e o Mediterrâneo, desde o final da Idade do Ferro e primeiras levadas comerciais de índole itálica do Período Republicano, passando pelo intenso Período Imperial e atingindo as continuidades e disrupções da Antiguidade Tardia Sueva e Visigótica peninsular.

Os desenvolvimentos científicos ocorridos no último meio-século, na Arqueologia espanhola e portuguesa, vieram também demonstrar a centralidade da costa atlântica peninsular ao longo de todos estes períodos, enquanto área consumidora de bens mediterrânicos, enquanto área de transição de linhas comerciais mediterrânicas que atingem a Britannia ou a Germania (bem como as rotas inversas), mas também como área exportadora.

Os estudos sobre a cultura material, quer de índole comercial como de índole tipológico, contam hoje com o espaço atlântico como uma fonte importante de fornecimento de dados estatísticos e estratigráficos. Era esse, aliás, o foco central do Colóquio Internacional SECAH, Cerâmica Antiga na Hispania (séculos II a VII d.C.). Contextos estratigráficos entre o Atlântico e o Mediterrâneo, cuja realização na NOVA FCSH não se concretizou devido à situação pandémica de 2020, e seguramente marcará muitas das intervenções a tomarem lugar em 2024.

Carlos Fabião (UNIARQ)

José Carlos Quaresma (CHAM)

Catarina Viegas (UNIARQ

Elisa de Sousa (UNIARQ)