O CHAM propõe um conjunto de actividades a desenvolver na Noite Europeia de Investigadores onde apresentará resultados de projectos e pesquisas em curso.
Em Braga, com a participação de Isabel Gomes de Almeida, «Do cuneiforme ao bit - uma coleção digital».
Em Lisboa, com a participação de Hervé Baudry, «Eu HTRizo, tu HTRizas, nós HTRizamos: o que é isso?» e com a participação de Cristina Brito, «O passado dos oceanos e as humanidades azuis».
Do cuneiforme ao bit - uma coleção digital
A interpretação de um artefacto cerimonial da antiga Mesopotâmia, o Vaso de Uruk, serve de mote para explorar práticas, actividades e tecnologias modernas, cujas raízes se encontram em períodos muito recuados da antiguidade.
Apresentamos uma pequena colecção museológica digital (5 objectos digitais com descrições e textos de interpretação), que parte do primeiro centro urbano onde o registo escrito, em cuneiforme, foi inventado para documentar dados quotidianos.
Organização: Escola de Ciências / UMinho, CHAM / NOVA FCSH, Centro de História / FLULisboa
Eu HTRizo, tu HTRizas, nós HTRizamos: o que é isso?
No âmbito do projecto A transcrição dos processos da Inquisição portuguesa (1536-1821), convidamos à descoberta duma vertente dos avanços da Inteligência Artificial. Trata-se da paleografia digital e da aplicação que fazemos do motor de HTR (Handwritten Text Recognition), isto é, a transcrição automática da escrita manual. Mas será que já leu coisas transcritas automaticamente? Já fez um OCR? Iremos descobrir como isto funciona e para quê, nas ciências como no quotidiano.
O passado dos oceanos e as humanidades azuis
Este projecto, em Sinergia do Conselho Europeu de Investigação (ERC), pretende avaliar a importância da vida marinha para as sociedades humanas durante os últimos dois milénios, até à era da pesca intensiva e industrializada.
Website: https://noitedosinvestigadores.org/