Ciência Viva22.11.2023
Semana da Ciência e Tecnologia no CHAM
11h00 - 13h00 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 209

11h – «Da Via Verde ao diário íntimo. O reconhecimento automático e a Inteligência Artificial», Hervé Baudry (CHAM).

Cada vez mais as máquinas olham para nós no dia-a-dia, captam a matrícula do nosso carro ao entrar na autoestrada, a nossa cara nas ruas, etc. Nesta área tecnológica há ainda muito caminho para percorrer. Assim os aparelhos de reconhecimento automático não devem ser entendidos apenas como objectos que permitem fiscalizar ou policiar. A história do reconhecimento óptico começou há um século pelas letras. Neste campo, a tecnologia progrediu imenso. No debate procuraremos abordar as seguintes questões: o que nos oferece a Inteligência Artificial? como é que a podemos utilizar? e para que fins?

12h – Debate «Aprender investigando»

Debate com alunos dos vários ciclos de estudos da NOVA FCSH e outras Universidades que participaram em projectos de investigação do CHAM. Esta iniciativa tem como objectivo compreender qual a importância destas experiências para os percursos académicos dos alunos.

Moderação: Noemi Alfieri (Sub-directora do CHAM . Formação Avançada)

Inês Torres– Investigadora integrada doutorada. Bolseira de Pós-Doutoramento do CHAM
Carlota Bóia – ARQUEOVENTO
Leonor Sul da Costa (NOVA/FCSH) – Histórias e Saberes da Cal em Lisboa
Diogo Falcato e André Carvalho (NOVA/FCSH) - 4-OCEANS: História humana da vida marinha
Kevin Carreira Soares (PIUD-Hist) – WSD ROADMAP – Western Sephardic Diaspora Roadmap

Esta iniciativa insere-se no âmbito das actividades do pelouro de Comunicação de Ciência do CHAM.