XVI Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa 30.09.2024 a 02.10.2024
Novas perspectivas sobre um património comum com um olhar no futuro
Goa

O Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa reúne investigadores de todo o mundo há 45 anos com o objectivo de promover o estudo das relações entre a Índia e Portugal ao longo do tempo de um modo multidisciplinar e universal. Nas suas quinze reuniões, realizadas entre 1978 e 2018, o Seminário já juntou centenas de investigadores que, na sua maioria, são hoje referências da historiografia internacional. Algumas das linhas interpretativas que hoje estruturam a história do Índico e da Ásia marítima na época moderna foram apresentadas pela primeira vez nestes seminários, constituindo marcos relevantes, nomeadamente, no estudo das relações diplomáticas, políticas, económicas, sociais e culturais entre a Europa e a Índia.

Passada a crise da pandemia, estão reunidas as condições para reatar os encontros presenciais e deseja-se que o Seminário regresse à Índia, concretamente a Goa, onde reuniu pela última vez em 2003. O eixo científico do XVI SIHIP está orientado para o estudo do Património propondo uma visão holística e abrangente, enraizada numa história e numa herança partilhada que deve ser revisitada através de um novo questionário alinhado com os objectivos da investigação internacional, e aplicando metodologias e conceitos diversificados numa perspectiva multi e interdisciplinar.

João Paulo Oliveira e Costa (CHAM)

Carla Alferes Pinto (CHAM)

Ernestine Carreira (Universidade de Aix-Marseille)

Fatima de Silva Gracias