Seminário Permanente08.06.2021
Leitura e formas de escrita
14h00 (Portugal) | 11h00 (Brasil) | online — ZOOM Conferência «A Livraria Moraes Editora: aventuras, projetos e acidentes» por Sara Ludovico (CHAM)

Esta será uma breve viagem pela história da Livraria Moraes Editora por forma a tornar visível a sua indiscutível e virtuosa tentativa de formar um pensamento influente e um sentido de questionamento intelectual. Adquirida por António Alçada Baptista no simbólico ano de 1958, aquando da galvanizadora candidatura de Humberto Delgado às eleições presidenciais, nela envolveram-se figuras como Pedro Tamen, João Bénard da Costa, Nuno Bragança, entre outros. Ao desfiar as suas mais emblemáticas e importantes coleções e ao compreender as opções editoriais desta editora, conciliando liberdade, ensaio, religião, literatura e política, é possível repercorrer quase 30 anos da história do século XX português e captar o espírito do tempo que foi atravessando.

Sara Ludovico é licenciada e mestre em Estudos Portugueses pela FCSH-UNL, onde prepara a sua dissertação de doutoramento sobre a Livraria Moraes Editores. Foi bolseira de doutoramento e de outros projetos de investigação da FCT e é investigadora do CHAM, NOVA FCSH. Trabalha atualmente na Assembleia da República e, anteriormente, passou pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e foi leitora de Língua e Literatura Portuguesas do Instituto Camões em Itália e na Tailândia. Colabora regularmente com diversas editoras como revisora e tradutora, sobretudo de obras da literatura italiana (Claudio Magris, Giorgio Bassani, Luigi Pirandello, etc.). Os seus principais interesses de pesquisa centram-se nas áreas da literatura e cultura portuguesas contemporâneas, da história do livro, da língua portuguesa, da edição e da tradução.

Daniel Melo (CHAM)
Patrícia Santos Hansen (CHAM)

Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita»

Parceria