Colóquio03.06.2024 a 05.06.2024
O 25 de Abril e a perspectiva cultural europeia: história e literatura na relação com outras artes/La Revolución de los Claveles y la perspectiva cultural europea: historia y literatura en relación con otras artes
Universidade NOVA de Lisboa e Fundação Saramago

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, o projecto internacional «Transfición. Discursos y relatos de la Transición» promove em Lisboa o Colóquio «O 25 de Abril e a perspectiva cultural europeia: história e literatura na relação com outras artes» a 3, 4 e 5 de Junho, numa co-organização do CHAM-Centro de Humanidades (NOVA FCSH-UAc) e do Instituto de História de Arte (NOVA FCSHFCSH/ IN2PAST), com o apoio do Museu do Aljube-Resistência e Liberdade e da Fundação Saramago.

O colóquio integra mesas-redondas sobre música, literatura e cinema e comunicações de cerca de 30 investigadores de várias universidades europeias. Está já confirmada a participação dos escritores Isabela Figueiredo, João Pedro Mésseder e Rita Cruz, da realizadora Susana Sousa Dias e dos músicos Rogério Charraz e Tiago Santos, entre outros.

Comissão Organizadora

Isabel Araújo Branco (CHAM)
Cristina Pratas Cruzeiro (IHA - NOVA FCSH)
María Ángeles Naval (Universidad Zaragoza)